
Publicado em 21/05/2022 - 08:04 / Clipado em 21/05/2022 - 08:04
S.Caetano estuda reforçar protocolos contra covid-19, após medida em S.Bernardo
Amanda Sakumoto
A região registra aumento significativo de casos confirmados de covid-19 e a elevação dos números gera preocupação entre as prefeituras, que já sinalizam a possibilidade de retomar algumas medidas de segurança, após a decisão de São Bernardo, nesta sexta-feira (20).
É o caso de São Caetano que informa, em nota, que o Comitê de Emergências da cidade fará reunião extraordinária neste sábado (21/5), para analisar alteração ou necessidade de novo decreto para reforço dos protocolos de segurança contra a doença.
Em maio, até o momento, já foram registrados 567 confirmados, o que representa um aumento de 245% em relação a todo mês anterior, em que foram registradas 164 confirmações de coronavírus. O acompanhamento do cenário é feito pelo Comitê de Monitoramento Sanitário. Em nota, a cidade reforça que já recomenda o retorno da utilização de máscaras de proteção, bem como o distanciamento social, especialmente em locais fechados, além da higiene frequente das mãos com álcool gel e lavagem.
Na cidade houve a suspensão das aulas presenciais na escola municipal de ensino fundamental Ângelo Raphael Pellegrino, nos dias 19 e 20 de maio. As aulas foram realizadas de forma remota e a Prefeitura avalia se a retomada presencial será feita na próxima segunda-feira (23/5). A decisão se deu a partir do registro de oito novos casos de covid na unidade escolar (entre confirmados e suspeitos).
Santo André também registra aumento nos casos de covid-19. Em nota, a Prefeitura afirma que foi observada elevação de 20% dos casos em março, 20% em abril e 36% em maio, mês que a cidade contabilizou 1,2 mil confirmações. Com relação a alunos e profissionais da educação, no mês de maio, até o momento, foram notificados 41 casos, sendo 25 profissionais da rede municipal, sete profissionais de creches conveniadas, um profissional de escola particular e oito alunos da rede municipal em diferentes unidades escolares. No mês anterior não houve registros.
Em nota, a Prefeitura informa que orienta a direção das unidades escolares para que notifique a equipe técnica da unidade básica de saúde de referência e esta, por sua vez, aponta os procedimentos necessários em cada caso, conforme orientações da vigilância epidemiológica. Mas não informa se estuda a renovação dos protocolos e alteração sas medidas de segurança no município. Não houve fechamento de nenhuma unidades escolar na cidade.
A primeira cidade a reavaliar os protocolos de segurança foi São Bernardo. Por meio de decreto, publicado nesta sexta-feira (20/5), o município oficializou a recomendação para uso de máscaras de proteção em todos os locais públicos, com ênfase em escolas municiais, estaduais e particulares. Entre abril e maio deste ano, o número de casos entre estudantes e profissionais da educação saltou de quatro para 169. No total, o município resgistrou um crescimento de 667% de novos casos, entre os dias 9 e 16 de maio, em comparação ao mesmo período do mês anterior.
Diadema registra queda e segue monitoramento
Em Diadema, por meio de nota, a Prefeitura informa que a média móvel de casos segue em queda desde março. Entre 13 e 19 de março, a cidade registrou 32 novos casos de covid-19. Já entre 8 e 14 de maio, foram registrados 21 casos e nas últimas 11 semanas não há registro de óbitos por conta da doença. Mesmo com a queda dos números, a cidade mantém reuniões intersetoriais semanais para monitoramento do cenário.
Em nota, a administração informa que os números são reflexo das ações adotadas pelo município como a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção nas escolas (salas de aulas e locais fechados), bem como o estímulo de medidas como uso de álcool gel, lavagem das mãos, manter ambientes ventilados, evitar aglomerações e incentivo à vacinação. “A secretaria municipal de saúde ainda continua em alerta, porém não considera mudança de tendência na cidade”, finaliza a nota.
Ribeirão Pires informa, por meio de nota, que a cidade segue as recomendações do Governo do Estado.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP
Seção: Saúde