
Publicado em 27/04/2022 - 08:55 / Clipado em 27/04/2022 - 08:55
Análise de Mídia - 27/04/2022
Comentário geral: Notas da coluna Rastilho, do Jornal Repórter Diário, registram a polêmica ocorrida ontem na Câmara Municipal de São Caetano em torno de temas externos ao município, como o indulto presidencial ao deputado federal Daniel Silveira (PTB), condenado pelo STF. A discussão começou com um projeto da vereadora Bruna Biondi (Psol) de repúdio à decisão presidencial e envolveu os vereadores Américo Scucuglia (PTB), César Oliva (PSD), Tite Campanella (Cidadania) e Gilberto Costa (Avante). Segundo o jornal, essa discussão de temas alheios à cidade irritou muitos parlamentares, como Edison Parra (Podemos), que apresentou requerimento de informações endereçado à medica Regina Maura Zetone, que renunciou à presidência da FUABC três meses depois de ter assumido. Outra nota registra que o vereador Beto Vidovski (PSDB) pediu 15 dias de afastamento por motivos pessoais.
O Diário do Grande ABC e o Jornal Repórter Diário registram que a diretora do Centro Hospitalar Municipal (CHM) de Santo André, Maria Odila Gomes Douglas, terá seu nome indicado para ocupar o cargo de presidente da Fundação do ABC (FUABC). O martelo foi batido ontem e agora passará pelo crivo do Conselho Curador da entidade. De acordo com o jornal, nos bastidores a informação é de que existe uma maioria formada para a aprovação do nome da médica intensivista para substituir Regina Maura Zetone.
O nome de Maria Odila recebeu o “sim” do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, e do reitor do Centro Universitário Fundação do ABC, David Uip. Além disso, existe o entendimento interno de que o bom histórico entre a médica e o secretário de Saúde de São Bernardo, Geraldo Reple Sobrinho, ajudaria a evitar que a crise política entre as prefeituras andreense e são-bernardense possa causar problemas na indicação.
Outra matéria do Jornal Repórter Diário registra a aprovação, pela Câmara Municipal de São Caetano, do projeto de lei do vereador Marcos Fontes (PSDB) que inicialmente tornaria obrigatório o uso de máscaras por funcionários de bares e restaurantes da cidade, mas, antes da aprovação, uma emenda proposta pelo próprio autor mudou o teor da medida que passou de obrigatória a apenas uma sugestão de uso da proteção facial. O projeto segue para a mesa do prefeito José Auricchio Júnior PSDB).
Matéria do jornal ABC Repórter informa que o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., promulgou lei que autoriza o município a integrar a organização ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade). Segundo o jornal, Auricchio disse que a participação da cidade nessa rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais de 130 países comprometidos com o desenvolvimento sustentável “é uma importante iniciativa para o intercâmbio de experiências voltadas à implementação de políticas de preservação do meio ambiente e desenvolvimento de tecnologias limpas”.
Medicina ABC terá mais vagas de estágio – DGAC.
A cada 30 minutos um veículo é roubado ou furtado na região – DGABC.
Região acumula 957 casos e sete mortes por Covid em uma semana – DGABC.
Agência de Desenvolvimento lança campanha para MEIs – DGABC.
Tom geral do noticiário: neutro/positivo.
Necessidade de alguma ação? Não.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah