Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 16/08/2022 - 09:00 / Clipado em 16/08/2022 - 09:00

Análise de Mídia - 16/08/2022



Comentário geral: O destaque de hoje é a Operação Haddes II, desencadeada em São Paulo e em São Caetano pela Polícia Civil. A operação é dirigida contra as atividades de organizações criminosas que vendem espaço na “feirinha da madrugada”, no Brás, região central de São Paulo. Dois dos alvos foram a sede e a loja oficial do São Caetano Futebol, nos bairros Cerâmica e Olímpico.

O Diário do Grande ABC traz reportagem com detalhes da operação no São Caetano Futebol. O jornal informa que o apartamento do ex-presidente do time, Nairo Ferreira de Souza, foi vistoriado e lembra que a primeira fase da Hades já havia prendido em maio deste ano o CEO do São Caetano, Manuel Sabino Neto, em seu escritório em Alphaville. Em nota, o São Caetano afirma que a Operação Hades II não tem nenhuma relação com o trabalho desenvolvido pelo departamento de futebol, lamenta a exposição do clube na mídia e afirma estar colaborando com as investigações.

A operação Hades II foi destaque no Bom dia SP, da TV Globo; no portal da Folha de S. Paulo e no DGABC.

Nota da coluna Cena Política, do DGABC, registra que o deputado estadual Thiago Auricchio (PL) começou a campanha eleitoral um dia antes do prazo oficial. A coluna diz que o parlamentar decidiu postar foto nas redes sociais com bandeira e adesivo e o número da candidatura. Segundo a nota, “a atitude representa flagrante desrespeito à legislação eleitoral” e que, no início da noite, “provavelmente alertado pelo jurídico”, o deputado apagou a postagem. Mas a nota diz que “postou na internet, ficou para sempre”.

Outra nota da coluna Cena Política registra que a licitação da Câmara Municipal de São Caetano para fazer a lavagem oficial dos 21 carros da Casa não teve nenhum interessado. A coluna critica a iniciativa e sugere que os vereadores deveriam eles mesmos bancar a lavagem dos carros. 

Matéria do DGABC informa que o Ministério Público de São Paulo pediu que a Justiça decrete a falência da PAN (Produtos Alimentícios Nacionais), uma das empresas mais tradicionais de São Caetano. A fábrica estava em processo de recuperação judicial desde março de 2021. A empresa alega que a pandemia interferiu nos planos de recuperação. A dívida da Pan com o fisco estadual é de cerca de R$ 119 milhões.


Grande ABC promove ações de conscientização no Agosto Lilás – DGABC.

Homens, brancos e casados dominam perfil de candidatos do ABC – Site Repórter Diário.


Tom geral do noticiário: negativo/neutro.

Necessidade de alguma ação? Não.

Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah