
Publicado em 19/04/2022 - 09:00 / Clipado em 19/04/2022 - 09:00
Análise de Mídia - 19/04/2022
Comentário geral: O DGABC registra em reportagem a renúncia da presidente da Fundação ABC (FUABC), Regina Maura Zetone, três meses depois de ela ter assumido o cargo e após um período de licença de dez dias, que venceu na última sexta-feira. Segundo o jornal, em seu pedido de demissão Regina alega “motivos de foro íntimo e questões familiares”. Quem assume o cargo interinamente é o vice-presidente da entidade, Luiz Mauro Pereira de Souza Gomes, que seguirá na função até ser escolhido um sucessor para Regina Maura.
Outra matéria do DGABC informa que as cidades da região já estão aplicando vacina contra o sarampo em profissionais da saúde e se preparam para imunizar crianças a partir da próxima semana, com exceção de Diadema, que se antecipou ao Plano Estadual de Imunização (PEI) e começou ontem a aplicar doses em crianças de zero a quatro anos. O sarampo tinha sido erradicado do Brasil em 2016, mas recomeçou dois anos depois e por isso foi iniciada em todo o país a vacinação de profissionais de saúde. Apenas no Estado de São Paulo houve dois casos confirmados e 25 suspeitos. A Prefeitura de Diadema informou que a cidade constatou um caso, apesar de este não estar registrado nas estatísticas oficiais.
Matéria do site Repórter Diário reporta que a população em situação de rua no ABC aumentou em média 60% nos últimos nove meses desde julho de 2021. Considerando apenas Santo André, Diadema e São Caetano, a alta foi de 67,66%, passando de 501 pessoas para 840 pessoas vivendo nas ruas. As cidades mantêm albergues noturnos e outros atendimentos, mas o número de vagas não acompanha a demanda.
A cidade com maior alta no número de moradores de rua é Santo André, cujo número de pessoas em situação de rua subiu de 300 em julho de 2021 para 520 neste mês de abril (alta de 73,33%). Em São Caetano o número de pessoas nas ruas é de 70 e estas estão cadastradas pela prefeitura. Em agosto de 2018 eram 51 (alta de 27,14%). A prefeitura informa que essa estimativa pode ser facilmente ultrapassada por conta de pessoas que estão de passagem pela cidade. O município informou que há atendimento durante o dia, com abordagem do serviço social e também em parcerias com entidades parceiras. Atualmente a Prefeitura de São Caetano faz a abordagem com pessoal próprio, mas já anunciou que vai contratar uma empresa especializada para cuidar desse público. Dos 70 moradores das ruas da cidade, 64 deles (91,4%), foram vacinados contra a covid-19.
Matéria do jornal ABC Repórter registra que o vereador Edison Parra (Podemos) protocolou projeto de lei que institui a Campanha de Prevenção e Orientação à Doença de Parkinson em São Caetano, prevendo que a mesma seja realizada anualmente no dia 11 de abril, Dia Mundial da Conscientização da Doença de Parkinson.
Prefeitura e sindicato vão discutir hoje a saída da Atento – DGABC.
Cidades do ABC têm crescimento na arrecadação de ISSQN em 2021 – Site Repórter Diário.
Tom geral do noticiário: neutro.
Necessidade de alguma ação? Não.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah