
Publicado em 16/03/2022 - 08:50 / Clipado em 16/03/2022 - 08:50
Análise de Mídia – 16/03/2022
Comentário geral: Reportagem do Diário do Grande ABC registra que a Prefeitura de São Caetano pretende cobrar da Sabesp sobre o fornecimento de água contaminada com metais pesados à cidade entre 2018 e 2020, conforme revelado em um estudo de uma Ong. O questionamento está a cargo da Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento), segundo informou o prefeito José Auricchio Jr. Ele chegou a falar do assunto com o ex-superintendente da entidade, Rodrigo Toscano, sobre possível cobrança à Sabesp. O novo mandatário do Saesa, Marcelo Doval Mendes, deve seguir com a demanda. O assunto também é tema de um editorial elogioso do jornal (“Um alerta importante”).
Outra matéria do DGABC registra que as cidades da região deverão retirar na quarta-feira a obrigatoriedade do uso de máscaras contra a covid-19 em ambientes fechados, como bares, restaurantes e outros espaços – o uso do item ao ar livre já foi abolido desde a semana passada nos sete municípios do Grande ABC. A medida deverá ser formalizada logo após o anúncio do governo do Estado, que está agendado para acontecer no mesmo dia. O presidente do Consórcio Intermunicipal e prefeito de Santo André, Paulo Serra, afirmou que as cidades devem seguir a determinação do governo estadual, em comum acordo com os prefeitos da região.
Também no DGABC a informação de que a Câmara Municipal de São Caetano aprovou na sessão de ontem, em primeiro turno, a alteração da Lei Orgânica do Município (LOM) que permite que vereadores da cidade possam assumir outros cargos públicos, como ministros ou secretários de município ou do estado, sem perder o mandato. O projeto foi aprovado por 17 votos a favor e duas abstenções, mas ainda precisa passar por um segundo turno, programado para a próxima terça-feira.
A notícia da posse do novo superintendente do Saesa, Marcelo Doval Mendes, ocorrida na segunda-feira com a participação do prefeito José Auricchio Jr., é destaca em matéria do Jornal ABC Repórter de hoje.
Em 5 anos, diesel sobe 91% e ônibus, 13,1% - DGABC.
Carla Morando completa 3 anos de mandato e celebra R$ 466 milhões de investimentos para o Grande ABC – Jornal ABC Repórter.
Tom geral do noticiário: positivo/neutro.
Necessidade de alguma ação? Não.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah