Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 10/01/2022 - 09:29 / Clipado em 10/01/2022 - 09:29

Análise de Mídia - 10/01/2022


Comentário geral: Reportagem do Diário do Grande ABC de sábado registra que os prefeitos de São Caetano, José Auricchio Jr.; de Santo André, Paulo Serra; e de São Bernardo, Orlando Morandi, se reuniram para debater a sucessão da Fundação ABC (FUABC), entidade criada e mantida pelas três administrações e que atua na área da saúde. O encontro ocorreu na última quinta-feira no Palácio da Cerâmica. Na próxima semana está prevista sessão em que ocorrerá a escolha do sucessor da atual presidente da instituição, Adriana Berringer Stephan, alvo de críticas pela atuação na instituição. A escolha da nova direção, que é feita em rodízio, caberá, desta feita, a Santo André. De acordo com o jornal, a reunião entre os três prefeitos tucanos foi a primeira desde a posse de Auricchio e do resultado das prévias do PSDB que confirmaram o nome do governador João Doria Jr. como pré-candidato do partido ao Planalto. A expectativa é que haja outras reuniões nos próximos dias para debater outros temas de interesse regional. O assunto também é tema de editorial elogioso do DGABC (“Time unido ganha o jogo”) e de charge na página 2 do jornal.

Também no sábado, o DGABC traz matéria em que registra que o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., antecipou ao jornal uma série de medidas para cortar gastos do município. As medidas, que serão publicadas em quatro decretos, incluem a redução de 30% do valor usado para pagar funcionários comissionados; o congelamento de R$ 71,1 milhões do orçamento, o que equivale a 5,3% dos recursos disponíveis no Tesouro municipal; a meta de corte de 25% no valor dos contratos; e o corte nos planos corporativos dos celulares, ligações em telefones fixos, uso de veículos oficiais e participação em eventos externos.

A coluna Mirante, da Folha do ABC, traz nota na qual afirma que os prefeitos da região iniciaram o ano a todo vapor. A nota fala dos prefeitos de São Caetano, São Bernardo e Santo André, ressaltando que o prefeito José Auricchio Jr. visitou obras do novo parque no bairro Fundação.

Outra reportagem do DGABC do sábado traz declarações do presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Luiz Carlos Moraes, que afirmou que o risco à produção pela falta de semicondutores vai continuar em 2022 e que existe a possibilidade de que as fábricas por dias ou semanas por falta de componentes. A falta de peças tem afetado as empresas do ABC, como a Volkswagen, que encerrou o terceiro turno e tem 1.900 funcionários em lay off.

Matéria do DGABC de domingo registra que cinco das sete cidades do Grande ABC realizaram, entre janeiro e dezembro, 25.046 ações de fiscalização para verificar o cumprimento de medidas adotadas pelo estado para evitar a contaminação pelo coronavírus, como uso de máscaras, horário de funcionamento e respeito à capacidade permitida em bares, restaurantes e prestadores de serviços. Diadema e Ribeirão Pires não informaram os dados. No total, foram lacrados ou fechados 541 estabelecimentos, emitidas 646 multas e dispersados 1.280 eventos e festas.

O DGABC de hoje informa que o Grande ABC inicia a semana com 614 vagas de emprego e que a maioria das oportunidades está em São Caetano, com 295 colocações, seguida por Rio Grande da Serra, com 103 ofertas.


IBGE busca pessoas da região para atuar no Censo – DGABC.

Covid e gripe cancelam a 45ª Corrida de Reis – DGABC.


Tom geral do noticiário: positivo/neutro.

Necessidade de alguma ação? Não.
   


Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah