Clipclap

Aguarde ...

Site Repórter Diário

Publicado em 20/08/2024 - 08:04 / Clipado em 20/08/2024 - 08:04

Homens, brancos e casados formam a maioria das candidaturas no ABC


Carlos Carvalho

 

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou nesta segunda-feira (19/08), as estatísticas sobre os candidatos e candidatas nesta eleição municipal. Somando os postulantes a prefeito(a), vice-prefeito(a) e vereador(a) no ABC, a maior parte deste grupo é formada por homens, casados, entre 45 e 49 anos, brancos e com o Ensino Superior Completo. Indicadores sobre orientação sexual, identidade de gênero, declaração de nome social e representação quilombola foram adicionados neste ano.

Dos 2.579 candidatos da região (somando chapas majoritárias e legislativas), 66% (1.704) são do sexo masculino. Aliás os homens formam a maioria em todas as cidades. Assim como os casados que formam 52,4% do total (1.352). Em relação ao grau de instrução, 1.095 (ou seja, 42,4%) apontaram ter o Ensino Superior Completo. Ribeirão Pires, Santo André, São Bernardo e São Caetano contam com maioria de candidatos e candidatas com diploma universitário.

Sobre Cor/Raça, 1.315 se autodeclararam como brancos (50,9% do total). Outros 778 se declararam pardos, outros 331 como pretos, 14 como amarelos (descendência asiática) e 135 não informaram. Duas candidaturas, uma em Mauá e outra em Santo André se declararam indígenas.

Entre as ocupações dos candidatos, as três mais citadas são “Outros” formada por um grupo de 802 postulantes, Empresário com 219 e Comerciante com 173. Entre os vereadores que buscam a reeleição, apenas 97 apontam como sua profissão o cargo legislativo.

Em relação a faixa etária, a que conta com a maior fatia de candidatos é a formada pelos que tem entre 45 e 49 anos (461). Dois candidatos tem a idade mínima de 18 anos, um em Rio Grande da Serra e outro em São Caetano, e um candidato a vereador em Rio Grande da Serra está na faixa entre 85 e 89 anos, sendo o mais experiente no pleito.

Novidades

A Justiça Eleitoral incluiu alguns dados a mais em relação a eleição passada. Três candidatos apresentaram declaração de nome social, sendo um em Diadema, um em Mauá e um em São Bernardo. Sobre os representantes da população quilombola, 18 se autodeclararam, sendo três em Diadema, quatro em São Bernardo e 11 em Mauá.

Sobre a orientação sexual, a maioria optou por não informar. Entre aqueles que resolveram divulgar este dado, 732 se declararam como heterossexuais. Oito candidatos se declararam como gays, sendo um em Ribeirão Pires, um em São Bernardo, dois em São Caetano e quatro em Mauá. Três candidatas se declararam lésbicas, uma em Mauá, uma em Ribeirão Pires e outra em Rio Grande da Serra. Uma candidatura de São Caetano se autodeclarou assexual, ou seja, que experimenta pouca ou nenhuma atração sexual.

Em relação a identidade de gênero, 1.494 se declararam cisgênero, ou seja, se identificam com o sexo biológico. Outros 1.081 não informaram. E quatro se autodeclararam como transgênero, ou seja, pessoas que não se identificam com o gênero na qual foram designadas com base em seu sexo biológico. Uma candidatura em Diadema, uma em Mauá, uma em Santo André e outra em São Bernardo.

 

https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3489483/homens-brancos-e-casados-formam-a-maioria-das-candidaturas-no-abc/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário

Seção: Política