
Publicado em 25/01/2024 - 08:13 / Clipado em 25/01/2024 - 08:13
As 10 melhores cidades do Brasil pra você envelhecer
Cris Soares
Dentre os municípios avaliados, aqueles com mais de 100 mil habitantes destacaram-se por suas práticas e políticas voltadas para a promoção de envelhecer de forma saudável e ativa
A velhice é uma fase da vida que, ao longo do tempo, tem conquistado maior atenção e cuidado por parte da sociedade. À medida que as populações envelhecem, surgem desafios e oportunidades únicas relacionadas ao bem-estar, saúde e qualidade de vida dos idosos. Nesse contexto, o Instituto de Longevidade (IDL) desempenha um papel crucial ao pesquisar e analisar diversos aspectos que impactam diretamente a experiência do envelhecimento nas cidades brasileiras.
De acordo com a mais recente pesquisa do IDL, que abrangeu 876 municípios, foi realizado um extenso estudo baseado em critérios como saúde, impacto socioambiental e economia para identificar os melhores locais para se envelhecer bem no Brasil. Essa análise abrangente envolveu mais de 20 indicadores agrupados em três grandes categorias: economia, saúde e socioambiental. Dentre os municípios avaliados, aqueles com mais de 100 mil habitantes destacaram-se por suas práticas e políticas voltadas para a promoção de uma velhice saudável e ativa.
No topo desse ranking, encontramos cidades como São Caetano do Sul (SP), que se destacou notavelmente na área de saúde, ocupando o 8° lugar no número de leitos hospitalares e a 2° posição em procedimentos hospitalares realizados. Vitória (ES), por sua vez, conquistou o 1° lugar entre as cidades com a maior expectativa de vida aos 60 anos. Santos (SP) destacou-se na economia, sediando um dos maiores portos do Brasil, além de apresentar a maior população 60+ no país.
Esses exemplos revelam como as diferentes localidades têm desenvolvido abordagens inovadoras para enfrentar os desafios do envelhecimento populacional, priorizando aspectos como a saúde, a oferta de serviços especializados e a promoção da integração social. À medida que as comunidades se adaptam a essa nova realidade demográfica, o entendimento das práticas bem-sucedidas dessas cidades pode servir como inspiração para outras regiões, contribuindo para a construção de sociedades mais inclusivas e preparadas para uma população idosa crescente.
E o Guia selecionou as 10 melhores cidades com mais de 100 mil habitantes para se envelhecer bem.
Confira:
São Caetano do Sul (SP)
A cidade despontou no quesito saúde. 8° lugar no número de leitos hospitalares e a 2° maior no número de procedimentos hospitalares realizados. Além disso, São Caetano dispõe de uma alta população de idosos, que são beneficiados com diversos programas municipais focados na socialização.
Vitória (ES)
Vitória foi 1° lugar entre as cidades com a maior expectativa de vida aos 60 anos. Incrível, não? A ilha também se destacou na saúde, com o 3° lugar em menor número de óbitos de idosos por doenças infecciosas e parasitárias.
Santos (SP)
Santos se destacou bastante na economia, devido a sediar um dos maiores portos do Brasil. A cidade litorânea também teve bons índices na capacidade de consumo de idosos, e a maior população 60+ em todos o país.
Florianópolis (SC)
O destaque de Florianópolis foi a quantidade de hospitais com afiliação com escolas médias, o que pode ser muito benéfico para quando idosos precisam de algum serviço de saúde. Os índices socioambientais da cidade também foram altos, e puxaram Florianópolis para 4° lugar.
Curitiba (PR)
Curitiba tem uma série de políticas públicas para pessoas idosas. O local também registrou um percentual maior que a média nacional de população com mais de 60 anos. Além disso, os índices ambientais e econômicos ajudaram a cidade a conseguir um lugar no top 10.
Botucatu (SP)
Mais uma cidade de São Paulo. Entre as variáveis que chamaram a atenção na cidade, estão os de saúde e socioambiental. Quando o assunto é saúde, a cidade teve uma nota incrível: 80 pontos! No município, uma pesquisa já mostrou que os idosos estão fortemente satisfeitos com o acesso à saúde oferecido pela região.
Jundiaí (SP)
São Paulo tá com tudo! Jundiaí é outra cidade do estado que ficou no top 10. A saúde foi destaque nas notas do município, que tem vários programas focados nessa população. Entre eles, a Semana da Pessoa Idosa, repleta de atividades e palestras focadas na terceira idade
Balneário Camboriú (SC)
Balneário Camboriú se destacou bastante. A cidade recebeu ótimos índices para o desenvolvimento socioambiental. A saúde também ficou com bons números, sendo uma região que foca muito na cultura e lazer para pessoas idosas.
Londrina (PR)
Londrina ganhou um espacinho no ranking devido aos números positivos com relação à saúde e um envelhecimento mais saudável das pessoas idosas. As ações socioambientais da região também foram positivas, pontuando mais que a média no país.
Marília (SP)
Marília foi outra cidade que pontuou bastante no quesito saúde: 71 pontos! Marília dispõe de ótimos serviços em habitação, bem-estar, cultura e saúde quando os índices estão voltados para a população idosa. Além disso, a cidade apresentou uma capacidade positiva em atender essa população em relação a necessidades básicas.
https://curtamais.com.br/goiania/as-10-melhores-cidades-do-brasil-pra-voce-envelhecer/
Veículo: Online -> Site -> Site Curta Mais
Seção: São Caetano