Clipclap

Aguarde ...

Site Repórter Diário

Publicado em 07/12/2023 - 17:40 / Clipado em 07/12/2023 - 17:40

Documentário sensibiliza público sobre a preservação de represas e rios


Beatriz Gomes

 

Com cerca de 50 minutos de duração, o novo documentário “Guardiões da Águas” mostra as expedições do eco esportista Dan Robson pelos rios Pinheiros e Tietê, e pelas represas Billings e Guarapiranga, com depoimentos de profissionais de várias áreas, pesquisadores, empresários e moradores, a fim de sensibilizar e alertar a população sobre a necessidade de preservar os rios e as represas do Estado de São Paulo, com auxílio daqueles que estudam esses corpos d’água.

 

Em entrevista ao RDtv, a bióloga, coordenadora do projeto IPH (Índice de Poluentes Hídricos) da USCS (Universidade de São Caetano do Sul) e uma das personagens do documentário, Marta Marcondes, destaca que a situação dos rios e represas do Estado está critica e que é de extrema importância que a população entenda porque é necessário preservá-los. “A sociedade tem uma falsa impressão de que temos água saindo pelo ladrão, mas não é bem assim que funciona. Felizmente aqui no ABC temos partes protegidas nas represas que abastecem a região, mas se não existissem essas áreas, não teria água potável e de qualidade para utilizarmos”, diz a professora.

Documentário está disponível gratuitamente no YouTube

Marta reforça que a principal luta de projetos como o IPH é de preservar as áreas produtoras de água, elaborando relatórios frequentes sobre a qualidade da água em todos os pontos dos reservatórios. “Já são 20 anos de projeto em que tentamos trazer consciência, tanto para o população quanto para o poder público, sobre a necessidade de melhorar o saneamento básico e para mostrar na prática porque tratar o esgoto é importante para garantir a boa qualidade das águas. Por isso pensamos no documentário, para deixar ainda mais visual essa importância”, conta.

A professora expõe ainda que o documentário também fornece dicas sobre o que cada indivíduo pode fazer para ajudar na preservação dos reservatórios. “As pessoas podem participar da série de comitês de bacias hidrográficas, como o Billings/ Tamanduatei aqui no ABC. São reuniões constantes em que a sociedade civil pode aprender sobre os reservatórios e sobre como preservá-los”, ressalta.

O documentário está disponível no canal do YouTube dos Guardiões das Águas gratuitamente, além de vídeos dos bastidores da produção.

 

https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3357958/documentario-sensibiliza-publico-sobre-a-preservacao-de-represas-e-rios/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário

Seção: Meio Ambiente