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Publicado em 17/10/2023 - 13:22 / Clipado em 17/10/2023 - 13:22

São Caetano é a primeira cidade do ABC a adotar Tarifa Zero nos ônibus municipais


Foto: Letícia Teixeira / PMSCS

 

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, anunciou nesta segunda-feira (16/10) a criação de uma iniciativa inédita no ABC: o Programa Tarifa Zero, que versa sobre a gratuidade no transporte público municipal. Com a medida, todos os passageiros poderão pegar os ônibus das oito linhas da cidade de graça, independentemente da idade.

Entre os 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, somente Vargem Grande Paulista adota a tarifa zero. O projeto de lei foi entregue à Câmara dos Vereadores e a expectativa é a de que a norma passe a vigorar em São Caetano já em 1º de novembro – a depender da tramitação no Legislativo.

“Este é o momento mais importante da história da mobilidade urbana da nossa cidade. Fruto de um grande esforço que temos feito desde 2017, e que conseguimos realizar com um forte ajuste de caixa”, ressaltou Auricchio. “Um marco que atingimos com muitos estudos, incluindo um rigoroso planejamento fiscal e tributário”, concluiu o prefeito.

A Prefeitura pagará a totalidade da tarifa (R$ 5,00 por passageiro) diretamente à VIPE (Viação Padre Eustáquio), concessionária do sistema. O investimento previsto é de cerca de R$ 2,9 milhões por mês.

 

Entrega do projeto de lei – Foto: Eric Romero / PMSCS

 

Este impacto já considera o aumento do número de passageiros em 50% – atualmente são 15 mil usuários por dia. Para suportar a futura demanda, serão adicionados mais cinco ônibus à frota atual, que passará a contar com 54 veículos.

“Como deputado, vejo as dificuldades financeiras que as prefeituras enfrentam, e São Caetano consegue superar as barreiras e transformar os desafios em conquistas para a população. A Tarifa Zero é mais um exemplo disso, que vem para transformar a mobilidade urbana da cidade”, observou o deputado estadual Thiago Auricchio.

Segundo a Prefeitura, a Tarifa Zero traz diversas vantagens na mobilidade urbana e também nos setores econômico, social e ambiental. A ação estimula o uso do transporte público em detrimento do privado; gera economia de dinheiro aos passageiros e de vale-transporte às empresas; e reduz a quantidade de carros nas ruas e, consequentemente, a poluição.

De acordo com levantamento da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), as motos poluem 32 vezes mais e gastam 5 vezes mais energia por passageiro do que os ônibus (considerando 1 ocupante por moto e 50 por ônibus).

Já os automóveis poluem 17 vezes mais e gastam 13 vezes mais energia do que os ônibus (considerando 1,3 ocupante por automóvel e 50 por ônibus).

 

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Seção: São Caetano