
Publicado em 27/01/2023 - 09:00 / Clipado em 27/01/2023 - 09:00
Análise de Mídia - 27/01/2023
Comentário geral: Manchete de capa do Diário do Grande ABC registra que depois de oito meses quebrado, o elevador da Secretaria da Educação (Seduc) de São Caetano foi consertado e voltou a funcionar. O jornal lembra que no início do mês denunciou a falta de acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida para o subsolo do edifício, ontem é feito o atendimento.
O jornal diz que a prefeitura não informou se o elevador estava quebrado ou desligado no período em que ficou parado e lembrou que o Paço mantém, desde abril do ano passado, um contrato de manutenção com a empresa ALPR. Em editorial (“A função do jornalismo”) o DGABC afirma que a administração José Auricchio Jr. só tomou providências depois das denúncias do jornal.
Matéria do site Repórter Diário informa que o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., deve convidar o vereador Daniel Córdoba (PSDB) e o ex-prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PL) para integrar o primeiro escalão do Executivo municipal. Córdoba, ex-secretário de Assistência e Inclusão Social, deve assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O site especula que Volpi, que é amigo de Auricchio e trabalhou na campanha de Thiago Auricchio, foi convidado para ser secretário de Governo mas deve declinar do convite.
Matéria do DGABC informa que a Câmara Municipal de São Caetano votará, em sessão extraordinária na próxima terça-feira (31), a saída da cidade do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Além de São Caetano, São Bernardo e Ribeirão Pires haviam anunciado a saída da entidade, mas o prefeito Guto Volpi voltou atrás.
O site Repórter Diário registra que os casos de estupro de vulneráveis no ABC dispararam 63,6% em dezembro de 2022, na comparação com de novembro. Foram 36 registros contra 22 casos no mês anterior. Na comparação com 2021, o índice de casos estupro de vulneráveis na região cresceu 18,25%, tendo sido registrados 473 casos desta modalidade de crime na região no ano passado, enquanto em 2021 foram 400 ocorrências.
Os índices de São Caetano também dispararam em um ano, passando de 13 boletins registrados em 2021 para 34 em 2022, alta de 161,5%. A cidade também teve aumento de casos de lesão corporal dolosa, com 20 registros em dezembro de 2022, enquanto no mês anterior foram cinco registros deste tipo de modalidade, três vezes mais ocorrências.
Ainda no site Repórter Diário matéria informa que, das sete cidades do Grande ABC, apenas São Caetano e São Bernardo atendem aos requisitos da Organização Mundial da Saúde (OMS) no quesito assistência médica geriátrica. Em São Caetano há seis geriatrias localizadas nos Centros da Terceira Idade, o município não tem fila de espera e os atendimentos não podem ultrapassar 30 dias. Em 2021 foram contabilizadas 3.128 consultas com geriatras, enquanto que em 2022 foram 4.190 consultas.
Outros destaques:
Conselho do Fundeb de São Caetano toma posse na Secretaria Municipal de Educação - Site ABC em Off.
Tom geral do noticiário: negativo/positivo/neutro.
Necessidade de alguma ação? Não.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah