
Publicado em 25/11/2022 - 09:00 / Clipado em 25/11/2022 - 09:00
Análise de Mídia - 25/11/2022
Comentário geral: Reportagem do Diário do Grande ABC revela que o presidente da Câmara Municipal de São Caetano, Tite Campanella, enviou na terça-feira dois projetos à Comissão de Justiça e Redação e à de Finanças e Orçamento sem as assinaturas dos integrantes da Mesa Diretora. De acordo com o jornal, por se tratar de uma propositura da Mesa, isso representa descumprimento do regimento interno do Legislativo.
Um dos projetos trata da reforma da estrutura organizacional da Câmara e outro busca alterar alguns pontos na legislação que trata do plano de empregos, carreira e salários, além do quadro funcional da Câmara. Segundo fontes ouvidas pelo jornal, a atitude de Campanella interfere no acesso à informação dos respectivos projetos, pois os mesmos não são encontrados quando se acessa o site da Câmara. Uma das fontes afirma que a ausência de assinaturas da Mesa Diretora deveria implicar na anulação dos projetos. O jornal informa ainda que nenhum dos componentes da Mesa respondeu aos contatos.
Em nota sobre a rotina dos prefeitos do ABC durante a estreia do Brasil na Copa do Mundo ontem, a coluna Cena Política, do DGABC, registra que o prefeito caetanense José Auricchio Jr. não usou a camisa da seleção, como ocorreu com Orlando Morando e Paulo Serra, e assistiu à partida contra a Sérvia em seu gabinete junto com assessores.
O mesmo assunto foi tema da coluna Rastilho, do site Repórter Diário, que publica declarações de Auricchio: “A estreia da seleção na Copa do Mundo a gente assiste aqui do gabinete da prefeitura mesmo! Com direito à comemoração do aniversário da Camila, minha secretária (...). Além dela, na foto comigo estão o James, o Léo e o Fábio. Meu palpite foi 3 a 0 pro Brasil, e já está 2 a 0. Depois do jogo, nada de descanso, a gente volta pro trabalho!”. A coluna informa ainda que durante a partida, o prefeito recebeu a visita do presidente da Câmara, Tite Campanella.
O site Repórter Diário registra que São Caetano decidiu esta semana alterar a matriz curricular e a grade horária para alcançar maior qualidade no ensino e ajudar os estudantes da rede municipal a recuperar perdas decorrentes da pandemia da covid-19. Haverá aumento de duas horas na carga horária e inserção de tecnologia, inglês e leitura na matriz curricular. Também será aplicado sistema de avaliação, que permitirá ter um índice próprio de desenvolvimento educacional.
Outra matéria do DGABC informa que o governo do Estado de São Paulo decidiu retomar o uso obrigatório de máscara no transporte público a partir deste sábado (26) para tentar diminuir os casos de covid-19. A decisão vale para trens do Metrô e da CPTM. No transporte público municipal, a obrigatoriedade dependerá de decisão das prefeituras.
Ainda no DGABC, matéria informa que professores e alunos da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) concluem hoje o processo de escolha dos textos vencedores das seis categorias da 16ª edição do Desafio de Redação. O resultado será anunciado na próxima terça-feira (29). O concurso é promovido pelo jornal e pela USCS e este ano os concorrentes dissertaram sobre o tema Resgate da cidadania se faz com solidariedade e empatia. No total, foram 81.123 textos concorrentes.
Outros destaques:
Pirataria novamente ronda Black Friday no Grande ABC – DGABC.
Até outubro, mais de 56 mil pessoas doaram sangue aos bancos da região – DGABC.
Tom geral do noticiário: negativo/positivo/neutro.
Necessidade de alguma ação? Não.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah