
Publicado em 05/12/2022 - 09:00 / Clipado em 05/12/2022 - 09:00
Análise de Mídia - 05/12/2022
Comentário geral: Matéria do site Repórter Diário de hoje relembra o registro de três casos de covid-19 derivados da nova subvariante BQ.1, dois deles das linhagens BQ 1.1.17 e BQ 1.18, que ainda não foram registradas no Brasil, encontrados em pacientes de Santo André e São Caetano na última semana pelo Centro Universitário da Faculdade de Medicina do ABC. De acordo com especialistas ouvidos pelo veículo, os imunizantes já ministrados no país continuam a prevenir casos graves e óbitos pela doença. Os profissionais também alertam que a taxa de positividade dos testes da doença, que já chegaram em 75%, podem não estar totalmente corretos, uma vez que essas variantes que causam sintomas mais leves não levam todas as pessoas a procurarem atendimento médico.
Outra matéria do RD de hoje afirma que 412 veículos abandonados foram retirados das ruas do ABC desde janeiro deste ano, tendo sido 305 só em São Caetano, ou seja, 74% dos remanejamentos totais. O restante dos casos foi em São Bernardo (44), Rio Grande da Serra (41) e Santo André (22). Ribeirão Pires informou, em nota, não possuir dados de notificações e/ou remoção de veículos. Apesar de ser muito relativo, São Caetano informou que os pontos onde mais abandonaram veículos este ano foram em locais próximos a oficinas. A cidade tem telefones disponíveis para atender denúncias feitas pela população
Segundo as prefeituras dos municípios, os veículos são retirados das ruas por vários motivos, entre os quais estar em situação precária, interferindo na limpeza urbana, ou com problema judicial, sendo levados aos pátios. Em todos os municípios foi informado que, além da multa ao proprietário do veículo, há custas administrativas previstas em lei que podem variar – de acordo com cada município – e chega a R$ 837,47.
Reportagem do DGABC de domingo revela que as empresas Sany Central de Serviços Ltda e FW Serviços Especializados Eirelli foram excluídas do processo licitatório para contratação de empresas para prestação de serviços de limpeza, motorista e recepcionista no prédio do Legislativo de São Caetano. O pregão realizado na sexta-feira (02/12) pela Câmara da cidade consagrou a Sector Serviços e Conservação Ltda como vencedora pelo valor de R$ 810 mil.
O jornal relembra que após a primeira realização do certame, em 14 de outubro, o Observatório Social de São Caetano constatou que o representante da FW Serviços tinha o mesmo sobrenome de dois sócios da Sany, empresas que haviam figurado como segunda e primeira colocadas, respectivamente. Na época, o caso foi configurado como cartel, que é caracterizado quando duas ou mais empresas do mesmo ramo atuam em conjunto para fixação de preços e divisão de clientes, controlando assim o mercado. O caso foi levado à Corregedoria da Câmara, gerando a exclusão da Sany e consagrando a FW como ganhadora de um novo certame realizado em 9 de novembro. Mas após o Observatório ter insistido com o recurso e muitos vereadores terem pressionado a mesa diretora, o Legislativo também excluiu esta empresa e seguiu o processo.
Outra reportagem do DGABC de domingo informa que o período do verão, que vai do final deste mês até meados de abril de 2023, coloca as cidades da região do ABC em estado de alerta. Segundo dados de 2020 mapeados pelo Instituto Geológico, a região tem 270.150 imóveis distribuídos por 1.671 áreas de risco, dentre as quais 59.230 têm classificação de risco alto para deslizamentos ou inundações. A cidade com maior número de áreas de risco é São Bernardo, mas Santo André é a que tem maior quantidade de imóveis alocados em regiões perigosas. São Caetano tem 89 setores de risco, dentre os quais 6.275 são imóveis, além de deter 1.124 regiões de risco alto para intercorrências.
Reportagem do DGABC de sábado informa que o Grande ABC contará com uma frente parlamentar para discutir a segurança pública das sete cidades, composta por um vereador de cada município. A ideia é oficializar o colegiado entre fevereiro ou março, realizando interlocuções com o Consórcio do Grande ABC. Inicialmente integrado pelos vereadores Rodolfo Donetti (Cidadania-Santo André); Julinho Fuzari (PSC-São Bernardo); Cesar Oliva (PSD-São Caetano); Cabo Angelo (PV-Diadema); Sargento Simões (Avante-Mauá); Sargento Alan (PL-Ribeirão Pires) e Elias Policial (Podemos-Rio Grande da Serra), a frente parlamentar será presidida por Rodolfo Donetti no biênio 2023-2024, e contará ainda com Renan Menezes como coordenador de relações institucionais.
Outra reportagem do DGABC de sábado comunica que os novos deputados estaduais eleitos em São Paulo foram conhecer a Assembleia Legislativa na manhã da última sexta-feira (02/12). Organizada pela mesa diretora da Casa e presidida por Carlão Pignatari (PSDB), o jornal destaca os nomes dos novatos presentes Ana Carolina Serra (Cidadania). Rômulo Fernandes (PT) e Átila Jacomussi (Solidariedade). Relembrando que a região também contará com outros quatro deputados reeleitos: Carla Morando (PSDB); Luiz Fernando (PT); Teonílio Barba (PT) e Thiago Auricchio (PL).
Nota da coluna Cena Política, também veiculada no DGABC de sábado, repercute novamente a derrubada das 16 emendas propostas por vereadores de São Caetano ao orçamento do Paço para 2023 na cidade.
Outros destaques:
Grande ABC tem atrações culturais e ações solidárias até o fim do mês - DGABC
Grande ABC está com 461 vagas de emprego – DGABC
Entrevista da Semana - Preto Zezé – DGABC
Estoque de sangue no ABC é suficiente para apenas sete dias – Repórter Diário
Preço da cebola sobe quase 30% em novembro e encarece cesta em novembro – Repórter Diário
Consórcio ABC inicia campanha pelo fim da violência contra a mulher – Diário Regional
Polo Petroquímico quer contribuir para manter indústrias no ABC Repórter Diário
Prefeitura de São Caetano entrega obras de climatização e restauração do Caps II Dr. Ruy Penteado – ABC Repórter
Pinacoteca de São Caetano recebe o construtivismo de Marcos Garrot – Imprensa ABC
Tom geral do noticiário: negativo/neutro/positivo
Necessidade de alguma ação? Não.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah