Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 06/12/2022 - 09:00 / Clipado em 06/12/2022 - 09:00

Análise de Mídia - 06/12/2022



Comentário geral: Comentário geral: Reportagem do Diário do Grande ABC revela que nesta sexta-feira a Câmara Municipal de São Caetano realizará uma licitação para contratar uma empresa para prestar serviços na área de tecnologia para a cidade, mas chama a atenção para o fato de o edital estar com 90% de seus requisitos técnicos idênticos aos do elaborado pelo Legislativo da cidade de São Leopoldo (RS), em 13 novembro de 2018. A empresa vencedora daquele certame, Alvaro Guilherme Groth, também está no pregão da Câmara são-caetanense. A licitação deveria ter acontecido dia 25 de novembro, entretanto as empresas participantes entraram com pedidos de impugnação, que foram todos negados pela Câmara, exceto o da empresa mencionada acima, que teve suas exigências atendidas via novo edital. Tais ações têm gerado suspeitas internas de que o processo esteja sendo conduzido de modo a favorecer a tal empresa no final.

O jornal relembra que em maio deste ano, a empresa Alvaro Guilherme Groth já havia vencido uma licitação para fornecimento de painel eletrônico para as sessões da Câmara de São Caetano, mas teve sua licitação suspensa pela Justiça devido à incapacidade técnica apontada pela empresa concorrente derrotada. Ainda assim, o painel foi inaugurado em 2 de agosto. De acordo com a reportagem, em junho deste ano a Câmara da cidade também realizou uma licitação para contratação de um sistema informatizado web para a gestão pública, que consagrou a empresa Smarapd Informática. Mas o edital tinha 89% dos pontos idênticos a um outro edital feito pela própria Prefeitura do município em 2017, que consagrou essa mesma empresa como vencedora na época. A Câmara de São Caetano não se pronunciou sobre o assunto até o fechamento da edição.

Matéria do Repórter Diário informa que a taxa de positividade dos testes realizados em pacientes com sintomas de covid-19 na região do ABC está em torno de 30%, bem como a abstenção para as vacinas está acima de 50% para as doses de reforço.

A porcentagem mais alta de positividade nos testes foi verificada em São Caetano, e a prefeitura informou que nos últimos 15 dias foram feitos 1.103 testes e 388 deles deram positivo (35%). No município não há pessoas com covid-19 internadas em UTI e a enfermaria tem apenas dois pacientes. A vacinação na cidade foi bastante eficiente nas primeiras doses: 94,4% (149.532 pessoas com 3 anos ou mais) tomaram a primeira dose; 93,9% (148.859 pessoas com 3 anos ou mais) foram imunizados com a segunda; 78,8% (113.785 pessoas – 12 anos ou mais) é o percentual de quem tomou a terceira dose, enquanto metade do público alvo não tomou a quarta dose ainda, estando imunizados 49,9% (66.913 pessoas com 18 anos ou mais).

Outra reportagem do DGABC alerta sobre a necessidade de maior atenção aos casos de dengue durante o período de verão. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde do Governo de São Paulo, os casos confirmados da doença caíram 63,6% na região entre janeiro e outubro de 2019 (1.859) e o mesmo período neste ano (677), porém vale ressaltar que os números podem estar um pouco desatualizados, tendo em vista que nos últimos anos os esforços dos serviços de saúde estavam mais voltados aos casos de Covid-19. O jornal informa que a cidade de São Caetano realiza ações para evitar a doença no município durante todo o ano.


Outros destaques:

Após cerco policial, GCMs de S.Caetano prendem ladrões por roubo de celulares – ABCD Jornal

Escola de Bailado 'Laura Thomé' recebe inscrições – ABC Repórter

Chuva faz mais uma vítima e causa estragos no Grande ABC – ABC Repórter


Tom geral do noticiário: negativo/neutro.

Necessidade de alguma ação? Não.

Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah