
Publicado em 06/10/2022 - 09:00 / Clipado em 06/10/2022 - 09:00
Análise de Mídia - 06/10/2022
Comentário geral: O Diário do Grande ABC dá manchete de capa para o inquérito instaurado pela Promotoria de Justiça de Infância e Juventude para apurar se a Prefeitura de São Caetano desrespeita a legislação que determina a presença de três profissionais para cada aluno com necessidades especiais na rede municipal de ensino – um atendente pessoal, um acompanhante e um profissional de apoio escolar. O Paço tem até o dia 19 para responder ao Ministério Público, que também investiga se há fila de espera para o atendimento a este público. Segundo o jornal, professores denunciam excesso de jornada de trabalho e salários abaixo do piso nacional da categoria. De acordo com o DGABC, a prefeitura admite falta de servidores para a tarefa, mas não responde sobre a defasagem salarial.
O assunto também é tema de editorial do jornal (“São Caetano patina”), que assinala que São Caetano, município líder de IDH no Brasil, “causa estarrecimento na opinião pública” por aparecer envolvido em “gravíssima denúncia” de negligência com alunos com necessidades especiais.
Reportagem do SPTV, 1º Edição, mostra São Caetano como uma das cidades que fazem parte do projeto Família Acolhedora, que oferece lares temporários para crianças que foram afastados do convívio familiar. O projeto é supervisionado pela vara da Infância e Juventude e pelo CRAS (Centro de Assistência Social) da prefeitura). A reportagem informa que apenas cinco cidades oferecem essa possibilidade na Grande São Paulo.
Os jornais continuam repercutindo a eleição de parlamentares na região. O Jornal ABC Repórter informa que o deputado estadual Thiago Auricchio (PL), reeleito com 123.483 votos, se reuniu na terça-feira com o candidato ao governo do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para formalizar o apoio à sua candidatura no 2º turno.
Nota do site Repórter Diário afirma que a reeleição de Thiago Auricchio para deputado estadual era considerada como essencial para o grupo do prefeito José Auricchio Jr. E o domínio foi mostrado na prática. O parlamentar obteve 32.092 votos em São Caetano (30,22% dos votos válidos). A segunda colocada entre os candidatos da região (e terceira no total) foi Carla Morando (PSDB), apoiada pelo bloco de oposição, que teve 4.462 votos. Ana Carolina Serra (Cidadania) teve 2.882 votos, sendo a quarta mais votada na cidade e a terceira da lista regional.
Já o DGABC traz uma entrevista com o deputado federal eleito Fernando Marangoni (União Brasil), na qual ele afirma que será um aliado do prefeito de Santo André; e informa que Ana Carolina Serra, primeira-dama de Santo André e deputada federal eleita, reassumiu o Fundo Social, do qual havia se afastado para disputar uma vaga na Câmara Federal.
Dia das Crianças movimentará R$ 78 milhões no Grande ABC – DGABC.
Quatro em cada dez cargos criados por lei na Polícia Civil do ABC estão vagos – Site Repórter Diário.
Tom geral do noticiário: negativo/positivo/neutro.
Necessidade de alguma ação? Não.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah