
Publicado em 07/12/2022 - 09:00 / Clipado em 07/12/2022 - 09:00
Análise de Mídia - 07/12/2022
Comentário geral: Matéria do Repórter Diário divulga o lançamento da vereadora do PSOL Bruna Biondi na disputa da presidência da Câmara de São Caetano. O site considera a terceira vereadora mais votada da cidade isolada politicamente no município, tendo em vista que a grande maioria da Casa pertence à base governista do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB). Segundo Bianca, hoje o Legislativo “aceita tudo o que o Executivo encaminha para ser votado, recusando as emendas da oposição, mesmo em alterações pequenas, mas que fariam diferença para a população”. A matéria ainda ressalta casos de machismo sofridos pela vereadora na Câmara, destacando o último entrevero que teve com o vereador Américo Scucuglia (PTB), que foi procurado pelo veículo mas preferiu não se manifestar.
Outra matéria do RD volta a analisar os nomes candidatos para a eleição da mesa-diretora da Câmara de São Caetano, que tem seu pleito agendado para o dia 15 de dezembro. Dos quatro nomes, três são governistas. Entre os prováveis postulantes estão Tite Campanella (Cidadania), atual presidente, além de Daniel Córdoba (PSDB) e Marcel Munhoz (Cidadania). O quarteto fecharia com Bruna Biondi (Psol).
O site revela que entre as apostas, inclusive com votos do grupo de oposição, está o atual presidente da Casa, Tite Campanella, mas que entretanto ele não seria o preferido do prefeito devido a um suposto rompimento pessoal entre os dois, que envolveria também o nome de Alex Manente (Cidadania), deputado federal desafeto de Auricchio.
Para tentar apaziguar os ânimos entre lideranças do PSDB e do Cidadania, a estratégia de Auricchio seria a de trazer Marcel Munhoz para a presidência com Pio Mielo (PSDB) na vice. No entanto, o preferido do prefeito, mas não dos colegas parlamentares, seria o tucano Daniel Córdoba, que é um vereador de segundo mandato e tem demonstrado interesse em minar a oposição. Já no campo da oposição, a única opção tem sido Bruna Biondi (Psol). O veículo informa que os postulantes foram procurados, mas não se manifestaram.
Vale ressaltar que assumir a presidência da Câmara no próximo biênio terá grande valor político, uma vez que aumentará a visibilidade do eleito e colocará no radar um provável indicado à sucessão de Auricchio. Além de Daniel Córdoba, o nome de Regina Maura Zetone, atual secretária de Saúde, também pode ser cotado.
Reportagem do Diário do Grande ABC informa que o time de futebol A.D São Caetano irá a leilão no dia 15 de dezembro pela Sato Leilões, tendo como lance inicial R$ 90 milhões, almejando assim voltar à elite do futebol brasileiro. O clube ganhou destaque nos noticiários nacionais em maio deste ano depois que o seu então presidente, Manoel Sabino Neto, foi preso por suspeita de atividades ilícitas. O jornal também relembra as boas fases do time são-caetanense, mais conhecido como “Azulão”.
Outros destaques:
Pautas voltadas à causa animal ganham espaço no ABC – Repórter Diário
Enchentes e mortes colocam em xeque a eficácia dos piscinões – Repórter Diário
Guardas prendem ladrões de celular em S. Caetano – DGABC.
Tom geral do noticiário: neutro/positivo.
Necessidade de alguma ação? Não.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah