Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 21/12/2022 - 09:00 / Clipado em 21/12/2022 - 09:00

Análise de Mídia - 21/12/2022



Comentário geral: A polêmica eleição do prefeito de Mauá, Marcelo de Oliveira (PT), como novo presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC na manhã de ontem (20/12) é tema de editorial e manchete no Diário do Grande ABC. Marcelo venceu José Auricchio Júnior (PSDB), prefeito de São Caetano, por quatro votos a três, e terá como vice o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT). Além dos votos da dupla em Marcelo, Paulo Serra (Santo André, PSDB) e Penha Fumagalli (Rio Grande da Serra, PTB) também escolheram o petista, enquanto Orlando Morando (São Bernardo, PSDB), Guto Volpi (Ribeirão Pires, PL) e o próprio Auricchio votaram no prefeito sul-caetanense.

Horas após a reunião, as prefeituras de Ribeirão Pires, São Bernardo e São Caetano emitiram uma nota em conjunto anunciando suas respectivas saídas do Consórcio, alegando que a instituição está ‘obsoleta’, de forma que os investimentos direcionados mensalmente à entidade seriam melhor aplicados diretamente em seus municípios. Tanto o jornal em seu editorial, quanto o deputado federal eleito Luiz Marinho (PT) questionado pela reportagem, avaliaram como um erro a decisão dos prefeitos.

Matéria do Repórter Diário informa que o até então presidente da Câmara de São Caetano, Tite Campanella (Cidadania), que passará o bastão para Pio Mielo (PSDB) a partir de janeiro, coloca seu nome à disposição para pleitear dentro do grupo governista liderado por José Auricchio Júnior sua candidatura à prefeito em 2024, contrariando os boatos de se lançar como um candidato da oposição. Tite ainda se diz aberto a conversar com Gilberto Kassab, na condição de atrair o PSD para o grupo de apoio da base governista. Já a respeito do convite de Auricchio para comandar uma secretaria, o parlamentar acredita ser “mais útil no Legislativo travando debates no chão da fábrica”.

Nota da coluna Rastilho, também publicada no Repórter Diário, revela que Tite Campanella não pretende levantar o recesso parlamentar apenas para votar a propositura que trata da saída de São Caetano do Consórcio Intermunicipal do ABC, devendo ocorrer apenas em janeiro. Os prefeitos devem enviar para seus Legislativos projetos tratando deste assunto, e uma vez aprovados o pedido é feito no Consórcio, que tem até 180 dias para fazer o desligamento oficial.

Em outra nota da coluna, o chefe do Legislativo também comentou sobre os problemas enfrentados pela escola Fundação Anne Sullivan, instalada no bairro Santa Maria, em São Caetano, que atende crianças, jovens e adultos com necessidades especiais.

Por fim, outra matéria do RD repercute o anúncio feito pelo prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, sobre a entrega de dois equipamentos voltados para a área da saúde em janeiro de 2023. O primeiro será o Atende Fácil Saúde, que contará com o primeiro aparelho de ressonância magnética da cidade. Para a entrega da unidade, Auricchio anunciou que convidará o futuro secretário de Estado da Saúde e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Já a segunda novidade é referente a inauguração do Hospital Veterinário, em parceria com a USCS. A unidade contará com atendimento clínico e cirúrgico agendado, de cães, gatos e pets não convencionais, além de animais de grande porte, e será o primeiro do ABC.


Outros destaques:

Coluna Cena Política - Atrás de reforçar o caixa – DGABC

Troca de plano de saúde de S.Caetano visa encerrar problemas com a Medical – Repórter Diário

Sto.André e S.Bernardo recebem sinal 5G em 2023 – DGABC


Tom geral do noticiário: negativo/neutro/positivo.

Necessidade de alguma ação? Não.

Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah