Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 28/12/2022 - 09:00 / Clipado em 28/12/2022 - 09:00

Análise de Mídia – 28/12/2022



Comentário geral: Reportagem do Diário do Grande ABC informa que as entidades educacionais Organização Paulista de Arte Educação, Federação de Arte-Educadores e o Instituto de Artes da Unesp, prestaram apoio aos professores de arte da rede municipal de São Caetano através de cartas endereçadas a Minéa Paschoaleto Fratelli, secretária de educação da cidade.

Conforme reportagem veiculada no jornal na semana passada, diversas alterações têm sido feitas na grade curricular das escolas municipais de tempo integral no município, especialmente em relação a matérias artísticas, como dança, música e teatro. Tanto as entidades que se manifestaram nas cartas, quanto os professores envolvidos na rede municipal de São Caetano, demonstram apreensão com a qualidade do ensino ofertado aos alunos após essas redistribuições, além de questionarem a falta de diálogo entre a secretaria de educação e os profissionais da área nas tomadas de decisões.

Ainda no DGABC, outra reportagem expõe críticas de quatro deputados estaduais eleitos na região em outubro a respeito da saída dos prefeitos de São Caetano, São Bernardo e Ribeirão Pires do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Foram ouvidos pelo jornal Ana Carolina Serra (Cidadania); Luiz Fernando Teixeira (PT); Rômulo Fernandes (PT) e Teonílio Barba (PT).

Todos os políticos lamentaram o ocorrido, defendendo a relevância do Consórcio para a região e criticando a postura dos respectivos prefeitos. O Diário finaliza a reportagem mencionando que procurou os deputados estaduais reeleitos Thiago Auricchio (PL), filho do prefeito de São Caetano José Auricchio Júnior, e Carla Morando (PSDB), esposa do prefeito de São Bernardo Orlando Morando, mas que ambos não retornaram até o fechamento da edição.

Matéria do site Repórter Diário revela que moradores da rua Washington Luiz, no bairro São José localizado em São Caetano, reclamam de uma recorrente infestação de escorpiões na região. Procurada pelo veículo, a Prefeitura respondeu em nota que no ano de 2022 foram informados 87 casos de avistamento de escorpiões na cidade, sendo que destes, sete ocorreram no bairro São José. Já em 2021 foram 114 notificações em toda cidade, com novamente sete casos apenas no bairro mencionado. Vale ressaltar que a Prefeitura possui o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que atua justamente para que sejam evitados acidentes com esses animais.


Outros destaques:

Coluna Cena Política - Alfinetada no reajuste a deputados estaduais – DGABC

CGE de São Caetano lança alerta e PM detém quadrilha por roubo – DGABC

Morre Cleide Bochixio, secretária de Educação de Santo André, aos 73 anos – DGABC


Tom geral do noticiário: negativo/neutro.

Necessidade de alguma ação? Não.

Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah