
Publicado em 14/12/2022 - 08:30 / Clipado em 14/12/2022 - 08:30
Paciente de S.André diz que não consegue mais fazer exames na Fundação do ABC
George Garcia
Depois de anos se tratando com especialistas na Fundação do ABC, a moradora de Santo André, Rose Passarinho Vasconcelos, de 65 anos, não consegue mais fazer exames simples como os de sangue e urina para dar sequência aos tratamentos de hipertireoidismo e osteoporose. Ela disse que fez várias reclamações e ouviu de funcionários que a prefeitura de Santo André quer pagar um valor menor pelos exames, razão pela qual a instituição deixou de atender.
A paciente disse que foi encaminhada para fazer os exames na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais perto de sua casa, mas ainda não conseguiu porque a unidade municipal quer a troca das guias de exame. A mulher conta que aguarda desde setembro para fazer esses exames. “Há anos que vou na Fundação, prefiro o atendimento de lá pois pode pedir até 50 exames que fazia tudo lá mesmo sem burocracia nenhuma, mas agora não fazem mais, me disseram que há meses está assim”, disse Rose.
A paciente conta que tem guias completas feitas pela endocrinologista da Fundação. “Tem tudo lá inclusive com o CID (Classificação Internacional de Doenças) e agora estão pedindo para desmembrar os pedidos e fazer novas guias”. A andreense disse ter ido ao Ministério Público e feito a denúncia sobre a situação. “Só depois que denunciei recebi uma resposta da prefeitura, que autorizou que os exames fossem feitos, mas no posto de saúde. Então uma parte foi resolvida, mas a da Fundação não”, destacou a moradora.
Em nota a Fundação do ABC disse que vai apurar a situação. “Em resposta aos questionamentos do Repórter Diário, a Fundação do ABC e o Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) informam que estarão apurando a situação da paciente mencionada pela reportagem junto aos cadastros de usuários do Ambulatório de Especialidades e procederão com a devolutiva pertinente após análise do caso”.
Já a prefeitura de Santo André negou que os exames tenham sido negados à paciente. “A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, esclarece que a informação não procede. Em nenhum momento o exame foi negado ou a paciente foi impedida de fazê-lo. Ocorre que as coletas são realizadas na unidade de saúde de referência do paciente, seguindo o fluxo de atendimento. A paciente irá na Unidade de Saúde nesta quarta-feira (14/12) para que seja orientada sobre o preparo e realização dos exames”, apontou a prefeitura.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP
Seção: Saúde