
Publicado em 27/12/2022 - 09:02 / Clipado em 27/12/2022 - 09:02
Análise de Mídia - 27/12/2022
Comentário geral: Reportagem do portal Folha de S. Paulo divulga a participação de São Caetano no ‘Cria SP’, programa inédito da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo de São Paulo, que incentiva municípios a descobrirem suas vocações para potencializar áreas como a cultura e o turismo, estimulando assim uma economia mais criativa.
O secretário municipal de Cultura da cidade, Erike Busoni, comentou ao portal sobre a história da empresa Cerâmica São Caetano, que fabricava azulejos no ABC paulista nos anos 40. Os cacos vermelhos danificados enterrados eram resgatados pelos funcionários da empresa, que misturavam essas peças nessa cor, mais baratas, com pedaços amarelos e pretos, mais caros. O estilo de azulejo então se popularizou em todo o país como ‘pisos de casa da avó’, e agora essa história de tradição artesanal está sendo resgatada por meio do projeto.
Editorial e reportagem do Diário do Grande ABC voltam a questionar a saída dos prefeitos de São Bernardo, São Caetano e Ribeirão Pires do Consórcio do Grande ABC. De acordo com o jornal, uma parceria entre a entidade e o governo do Estado (‘SP + Consórcios’) conquistou uma usina móvel para resíduos da construção civil, que poderá ser utilizada por todas as cidades conveniadas ao órgão.
Avaliada em R$ 3,2 milhões, o equipamento de reciclagem possui capacidade para triturar de 80 a 100 toneladas de resíduos por hora, gerando um processo econômico em relação a limpeza de entulhos de até R$ 1,8 milhão por ano apenas no município de Santo André, segundo o Semasa. O veículo afirma que tais ações que beneficiam conjuntamente as cidades da região, contradizem os argumentos apontados pelos prefeitos que decidiram sair do Consórcio questionando a ineficiência do instituto, além de os deixarem de fora de utilidades essenciais como essa.
Nota da coluna Cena Política, também publicada no DGABC, alega que parte da população da região acredita que a saída dos três prefeitos do Consórcio isolará as respectivas cidades, enquanto outra parcela pensa que o dinheiro que deixará de ser investido no órgão voltará para os próprios municípios.
Outra reportagem do DGABC revela que os principais indicadores criminais apresentaram alta entre o mês de novembro de 2021 e novembro de 2022. Números de roubo e furto de veículos, roubo e furto em geral e casos de homicídios dolosos foram divulgados ontem (26/12) pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, e revelam dados alarmantes, como por exemplo que dois veículos foram roubados ou furtados por hora nas cidades do Grande ABC.
Por fim, matéria do site Repórter Diário também reporta estes dados criminais, destacando os números entre novembro de 2021 e novembro de 2022 por cidades. São Caetano aparece na listagem como um dos municípios com menor índice de alta no quesito de roubo, tendo sido contabilizados no ano passado 56 boletins de ocorrência registrados nas delegacias, enquanto neste ano o número subiu para 66, com variação de 17,8%. Já no comparativo de um mês, entre outubro e novembro São Caetano apresentou o mesmo índice da verificação com 2021, saltando de 56 casos em outubro deste ano para 66 em novembro, com a diferença de 10 ocorrências.
Outros destaques:
Professores do ABC fazem protesto na Secretaria de Educação do Estado – Repórter Diário
A falta de política nacional industrial e os reflexos nas cidades do ABC - Repórter Diário
Tom geral do noticiário: negativo/neutro.
Necessidade de alguma ação? Não.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah