
Publicado em 16/06/2025 - 10:37 / Clipado em 17/06/2025 - 10:37
Tecnologias Sustentáveis: Um Novo Futuro Para a Radiologia
escrito por Bruna Rufino
A Inteligência Artificial (IA) facilita a prática constante do ESG nas organizações, especialmente na área da saúde. Nesse cenário, buscando promover tecnologias sustentáveis no setor de diagnósticos por imagem, a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), maior prestadora de serviços de diagnóstico por imagem do Brasil, em parceria com a Automatoes Health, empresa especializada em soluções de nuvem e transformação digital para o setor de saúde, reforça o compromisso com o ESG por meio da otimização de recursos em nuvem, expandindo o acesso a exames.
Com o objetivo de mostrar como práticas sustentáveis na infraestrutura de TI podem aumentar a eficiência operacional e responsabilidade socioambiental, a FIDI conta com o suporte da Automatoes Health para implementar soluções que conciliem resultados financeiros com políticas de ESG. A parceria permitiu que a eficiência operacional aumentasse 80%, por meio da otimização de processos e da adoção de práticas enxutas de automação dos sistemas, resultando em ambiente digitalizado, seguro e mais eficiente no diagnóstico por imagem.
“Essa prática foi fundamental para tornar os processos mais enxutos e eficientes. Conseguimos eliminar desperdícios, otimizar o uso de recursos e reduzir significativamente os custos operacionais — ganhos que, na FIDI, já chegam a 33% em redução de custos em nuvem, além dos 80% em eficiência operacional, se comparado com o período sem adoção das iniciativas, explica Luis Claudio Tibana, CEO da Automatoes Health.
Em um futuro não muito distante, a adoção de tecnologias sustentáveis no setor de saúde, especialmente no diagnóstico por imagem, ampliará significativamente a qualidade do atendimento aos pacientes. Mais do que acompanhar a transformação digital — que é contínua —, nosso projeto busca antecipar tendências, promovendo uma cultura de inovação capaz de transformar dados em decisões mais rápidas, humanas e assertivas. Acreditamos que o futuro da saúde será preventivo, conectado e sustentável, e estamos trabalhando para que a FIDI seja referência nesse novo modelo, unindo excelência técnica, responsabilidade ambiental e boas práticas de governança, afirma Cristiano Sato, gerente de TI da FIDI.
Sobre a FIDI
Fundada em 1986 por médicos professores integrantes do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina – atual Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) –, a FIDI é uma Fundação privada sem fins lucrativos que reinveste 100% de seus recursos em assistência médica à população brasileira, por meio do desenvolvimento de soluções de diagnóstico por imagem, realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão médico-científica, ações sociais e filantrópicas. Com mais de 2.100 colaboradores e um corpo técnico formado por mais de 500 médicos parceiros, a FIDI está presente em mais de 90 unidades de saúde nos estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro. É a maior empresa especializada em diagnóstico por imagem do Brasil. Em 2024, foram 5 milhões de exames realizados – 7% de crescimento em relação à 2023 -, entre ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, raios-X, densitometria óssea, hemodinâmica e medicina nuclear. Com soluções customizadas em diagnóstico por imagem, a FIDI oferece serviços de Telerradiologia, Gestão Completa, Consultoria, Educação Médica e Inteligência Artificial.
A Fundação também trabalha na proposição de soluções inovadoras para a saúde pública, como sistema de análise de imagens de tomografia computadorizada por inteligência artificial, e participou da primeira Parceria Público-Privada de diagnóstico por imagem na Bahia. Por duas vezes, a FIDI recebeu o prêmio Referências da Saúde 2019 e 2020, na categoria Qualidade Assistencial, e por três vezes foi medalhista em desafios internacionais de aplicação de inteligência artificial no diagnóstico por imagem, propostos na conferência anual da Sociedade Norte-Americana de Radiologia, considerado o maior congresso do setor no mundo. Ao final de 2020, a Central de Laudos da FIDI obteve a certificação ISO 9001:2015 de Gestão da Qualidade e em 2023 renovou a certificação, pela International Organization for Standardization e, em 2021, recebeu o selo de “Excelente Empresa Para se Trabalhar” (GPTW). Em 2025, a FIDI ganhou o prêmio Líderes da Saúde, na categoria Laboratórios, reconhecimento do Grupo Mídia às empresas, indústrias, entidades setoriais e prestadores de serviço.
Desde 2014 a FIDI atua no projeto da carreta-móvel ‘Mulheres de Peito’, parceria com o Estado de São Paulo, que oferece exames gratuitos de mamografia. Já são mais de 300 municípios atendidos, mais de 360 mil mamografias, 19 mil ultrassonografias e 900 biópsias realizadas, além de 3.900 mulheres encaminhadas.
A Fundação amplia, a cada ano, sua atuação em iniciativas itinerantes que levam saúde e bem-estar e, neste sentido, em parceria com a Prefeitura de Guarulhos (SP), participa do projeto “Carreta da Saúde da Mulher”. São realizados exames como mamografia bilateral, ultrassonografia mamária e ultrassonografia transvaginal.
Essas ações reforçam a força da Fundação em projetos de acesso à saúde, garantindo atendimento de qualidade e impactando positivamente a vida de milhares de pessoas.
https://newslab.com.br/artigo/tecnologias-sustentaveis-um-novo-futuro-para-a-radiologia/
Veículo: Online -> Site -> Site Newslab