Clipclap

Aguarde ...

 Site Veja

Publicado em 18/12/2025 - 13:56 / Clipado em 18/12/2025 - 13:56

PF investiga rede de vendas de diplomas falsos no Rio


Organização é suspeita de fraudar e distribuir certificados de ensino médio, técnico e superior para todo o país


A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira, 17, a Operação Side Job 2 na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A ação tem como alvo uma organização criminosa suspeita de comercializar diplomas falsos de ensino médio, técnico e superior para todo o Brasil. Durante as buscas em Cabo Frio, foram apreendidos celulares, um disco rígido e aproximadamente 20 diplomas fraudulentos, além de documentos que serão periciados.

As investigações tiveram início em outubro de 2024, após denúncia do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA/RJ), que identificou o uso de um diploma falso de Engenharia Civil para obter registro profissional. O aprofundamento das apurações levou aos suspeitos pela emissão do documento, culminando na operação. Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa e falsificação de documento público.

Em outubro de 2023, uma reportagem de VEJA havia exposto um mercado paralelo de diplomas técnicos, no qual instituições vendiam certificados sem qualquer avaliação, explorando uma brecha no sistema do MEC que não diferencia os documentos obtidos por essa modalidade daqueles emitidos por cursos regulares. A fraude, que incluía até a venda irregular de diplomas do ensino médio, tinha consequências diretas e graves: a reportagem documentou o caso de um profissional que, após adquirir um certificado de técnico em enfermagem por “competência”, teve seu registro negado pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN-SP), por se tratar de um documento ilegal e sem validade.

 

https://veja.abril.com.br/educacao/pf-investiga-rede-de-vendas-de-diplomas-falsos-no-rio/

Veículo: Online -> Site -> Site Veja