Clipclap

Aguarde ...

 Site Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás

Publicado em 12/09/2022 - 07:47 / Clipado em 13/09/2022 - 07:47

Próximo governo terá que retomar investimento para reverter situação crítica da ciência brasileira


A ciência brasileira precisa de ações emergenciais. A redução do investimento na área nos últimos anos está levando mais cientistas brasileiros a buscarem uma carreira de pesquisador em outros países, e a falta de dinheiro para manutenção de universidades públicas e outras instituições de pesquisa faz com que laboratórios e equipamentos parem de funcionar ou tenham sua capacidade reduzida.

Segundo um levantamento divulgado em julho deste ano, feito pelo SoU_Ciência (Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência) e o Instituto Serrapilheira, entre 2018 e 2022, 19 de 22 Unidades Orçamentárias que administram recursos na área da ciência tiveram queda no orçamento líquido.

De acordo com o mesmo levantamento, entre 2018 e 2021, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) teve um corte de 42,19% nos recursos; o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), entidade federal de incentivo à pesquisa, teve uma queda no orçamento de 64,92% entre os anos de 2013 e 2021. Para reverter esse quadro, cientistas defendem que um próximo governo faça a retomada dos investimentos e o aumento nos valores das bolsas de pós-graduação — sem reajuste há cerca de dez anos — como maneira de manter jovens cientistas na carreira e no país.


https://www.adufg.org.br/noticias/2-noticias/10228-proximo-governo-tera-que-retomar-investimento-para-reverter-situacao-critica-da-ciencia-brasileira

Veículo: Online -> Site -> Site Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás