Clipclap

Aguarde ...

 Site Reconta Aí

Publicado em 17/08/2022 - 07:58 / Clipado em 18/08/2022 - 07:58

Ex-reitores de Universidades Federais declaram apoio à eleição de Lula


Tarsila Braga


Preocupados com o futuro do Brasil, cerca de 120 ex-reitores de Universidades Federais do Brasil assinaram a Carta pela Democracia, nesta terça-feira (16), apoiando a eleição de Lula para presidente do Brasil. O manifesto foi lido no ato que ocorreu na Universidade de São Paulo (USP), na última segunda-feira (15).

O ex-governador do Piauí, ex-coordenador no Fórum Nacional de Governadores e coordenador na campanha presidencial de Lula, Wellington Dias, comemorou a assinatura do documento. "É um compromisso com a educação e também com outras áreas. Ajuda a consolidar que queremos um País democrático, desenvolvido, com boas relações com o mundo e que tenha um plano para resolver o problema dos brasileiros”, disse Dias.

Faça parte do nosso canal TelegramSiga a página do Reconta Aí no InstagramSiga a página do Reconta Aí no FacebookAdicione o WhatsApp do Reconta Aí para receber nossas informaçõesSiga a página do Reconta Aí no Linkedin

A carta alerta que a educação pública do País vem sofrendo uma destruição geral das estruturas de Estado responsáveis pelas Políticas Públicas. Além disso, Bolsonaro está em processo de sufocamento orçamentário das universidades. "As quedas orçamentárias chegam a mais de 50% dos recursos destinados ao pagamento das Despesas Correntes e de 96% nos recursos destinados a Investimentos", explica o texto.

O documento ressalta ainda a importância e a participação das universidades públicas na pesquisa brasileira. De acordo com a carta, mais de 80% das pesquisas desenvolvidas em todo o País são dentro das universidades públicas. Mesmo com tamanha importância, o desmonte da Ciência foi orquestrado por Bolsonaro.

"A Ciência, assim como a Educação, foi também fortemente afetada pela brutal queda de recursos no orçamento, particularmente no caso do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com enormes perdas para o CNPq, bem como pelo desvio ao Fundo para o Tesouro do montante de R$ 35 bilhões do FNDCT, de acordo com o levantamento de dados do Centro de Estudos SoU_Ciência", explica o manifesto.

Por fim, o documento convida a sociedade brasileira a apoiar a eleição de Lula para que as universidades continuem fazendo ensino, pesquisa e extensão de qualidade e que voltem a crescer de modo sustentável. "Afirmamos nosso compromisso com as lutas democráticas para que a Sociedade Brasileira tenha a Nação que merece e necessita", finaliza.


https://recontaai.com.br/ex-reitores-de-universidades-federais-declaram-apoio-eleicao-de-lula

Veículo: Online -> Site -> Site Reconta Aí