Clipclap

Aguarde ...

 Site Matinal Jornalismo

Publicado em 20/07/2022 - 08:32 / Clipado em 21/07/2022 - 08:32

Desmatamento do Pampa cresceu 92% em 2021


O Pampa foi o bioma mais desmatado do Brasil em 2021 em termos proporcionais. Segundo um levantamento da plataforma MapBiomas, a devastação cresceu 92% em comparação a 2020. Foram 2,4 mil hectares desmatados no ano passado, principalmente nos municípios de Pedras Altas e Herval, no sudoeste gaúcho, na divisa com o Uruguai. Ao Sul21, os autores do estudo explicaram que, na Amazônia e na Mata Atlântica, predomina o desmatamento em florestas, enquanto que no Cerrado, na Caatinga, no Pampa e no Pantanal predomina a devastação de vegetação nativa não florestal. Os pesquisadores, no entanto, apontam que esses dados podem estar subestimados, já que é mais difícil detectar o desmatamento de áreas não florestais. Em números absolutos, o bioma mais depredado no Brasil foi a Amazônia, que concentrou 59% da área desmatada no ano passado, cerca de 977 mil hectares – o equivalente a 20 vezes a área de Porto Alegre.


Corte no orçamento das universidades afeta interesse em pesquisa 

O corte no orçamento das universidades federais começa a afetar o interesse em pesquisa. Reportagem da RBS TV mostra que, com redução nas bolsas, a Universidade Federal de Santa Maria registra queda na procura por cursos de pós-graduação. Das 941 vagas nos seus 58 programas, 259 não tiveram inscritos para o próximo semestre. Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UFSM, Cristina Nogueira afirma que o fato do processo seletivo não ser atrativo para novos pesquisadores preocupa, uma vez que acaba comprometendo a geração de ciência e de conhecimento nos próximos anos. Só em 2022, a UFSM deixou de receber 9,3 milhões de reais de recursos. Já a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em três anos, sofreu corte de mais 39 milhões de reais; na Federal de Pelotas, o déficit acumulado entre 2021 e 2022 chega a 16 milhões de reais. Os dados são do Instituto Sou Ciência, que também informa que 53% dos mestrandos e doutorandos do País estão em instituições federais. 


Fragilizados por doenças crônicas são maioria dos internados por covid-19 

Após a vacinação ter diminuído drasticamente a frequência de casos graves por covid-19, o perfil dos internados pela doença em UTIs do RS mudou. Hoje, o coronavírus acomete de forma crítica uma população muito mais vulnerável, idosa e reduzida do que antes, que sofre da sobreposição de doenças crônicas, ainda que muitos tenham suas doses da vacina em dia. Conforme especialistas consultados pela reportagem de GZH, a maior parte dos internados hoje tem três ou mais comorbidades, como hipertensão, diabetes, câncer, cardiopatia, doença vascular, doença reumatológica, imunossupressão ou AVC prévio. A tendência tem sido pacientes serem internados por complicações de suas comorbidades, mas testarem positivo para covid-19 nos hospitais – de modo geral, mortes decorrem da piora destas condições prévias. Ontem, a Secretaria Estadual de Saúde registrou mais de 4,3 mil novos casos de covid-19 no RS – 25 novas mortes foram notificadas, o que mantém estável a média móvel de óbitos pela doença no Estado.  


PT, PCdoB e PV adiam definição de chapa, e PDT e PSB não chegam a acordo 

O encontro que deve definir uma das candidaturas de esquerda na corrida ao Piratini foi adiado. A federação formada por PT, PCdoB e PV transferiu sua convenção de 24 para 31 de julho, último final de semana para os atos. Além do nome do deputado estadual Edegar Pretto para a cabeça da chapa, o PCdoB apresenta agora a suplente de vereadora Luciane Pereira para vice. Na eleição de 2020, ela, que é dirigente do Simpa, conquistou pouco mais de 3 mil votos em candidatura coletiva. O domingo, 31 de julho, também é a data em que ocorrerão as convenções de PSDB e MDB. Também segue indefinida a possível aliança entre PDT e PSB. As direções nacionais dos partidos encontraram-se ontem com os pré-candidatos Beto Albuquerque (PSB) e Vieira da Cunha (PDT) para discutir as eleições gaúchas, mas a reunião acabou sem acordo porque Beto não aceitou abrir mão da cabeça de chapa, informa a coluna de Rosane de Oliveira. O pré-candidato pelo PSB propôs a posição de vice para o pedetista em troca do apoio do PSB ao PDT na eleição municipal de 2024 em Porto Alegre e outras cidades e uma inversão na chapa no pleito estadual de 2026.

Outros links:

Após a demolição da casa de Caio Fernando Abreu na segunda, artistas, amigos e fãs do escritor reuniram-se no local ontem para lamentar o ocorrido. Objetivo original do ato era defender a permanência da casa.

Zaffari e Melnick apresentaram megaempreendimento que será erguido em frente à Praça da Encol, na esquina da Carazinho com Nilópolis, em terreno de 10,25 mil metros quadrados. O projeto prevê duas torres residenciais, lojas e supermercado, com previsão de inauguração para 2026.

O Rua da Praia Shopping foi colocado à venda pelos proprietários que administram o local. Segundo eles, o fluxo de pessoas diminuiu bastante durante a pandemia. 

Pesquisa da Fecomércio-RS mostra que 93% das famílias gaúchas possuía algum tipo de dívida em junho. O índice é superior ao mesmo mês do ano passado, quando o percentual foi de 78,6. 

O MP ajuizou ação de improbidade administrativa contra o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, e seu irmão, Luís Augusto Lara, ambos do PTB, por irregularidades na campanha de 2018. Segundo o promotor que assina a ação, “ficou evidenciada uma verdadeira apropriação privada do patrimônio público”.

A PUCRS tem inscrições abertas para bolsas de licenciatura em pedagogia, letras português e ciências biológicas.

Jovens de 18 a 29 anos egressos da rede pública podem concorrer a bolsas do programa TECH.JA, capacitação em TI. Ao final do curso promovido por Junior Achievement Brasil, Google e BID Lab, os alunos passam a integrar o banco de talentos das empresas parceiras.

A FASC está preparando mutirões por região para a atualização do CadÚnico em Porto Alegre. Moradores do bairro Sarandi serão os primeiros contemplados pela ação amanhã. 

Você também, assim como o Juremir, está se perguntando para que trazer para o Brasil o coração de D. Pedro I? “Fico me questionando: quem quer ver o coração de um homem morto há dois séculos?” Leia a coluna desta quarta-feira aqui.


Cultura

“O Telefone Preto” leva o terror para o subúrbio

Baseado em um conto do escritor Joe Hill, filho do mestre do terror Stephen King, o longa O Telefone Preto (2021), de Scott Derrickson, é ambientado no final dos anos 1970 e acompanha as tentativas de um adolescente de fugir do cativeiro de um sádico assassino. O novo título da Blumhouse, produtora norte-americana especializada em horror e suspense, é estrelado por um assustador Ethan Hawke. Leia a resenha de Roger Lerina.

Agenda

A turnê de despedida dos palcos de Milton Nascimento desembarca em Porto Alegre no dia 21 de agosto, às 18h, no Gigantinho – a venda de ingressos começa hoje.

A Galeria Ecarta inaugura, às 19h, a mostra coletivaFotografias da Cidade, com curadoria de Andréa Brächer e Walter Karwatzki, reunindo trabalhos de 175 fotógrafos em uma homenagem aos 250 anos de Porto Alegre.

Às 20h e às 21h, no Bar Ocidente, estreia Os Vilões de Shakespeare, novo espetáculo da Escola Casa de Teatro.

Você viu?

Com espaço para inovações de matérias-primas improváveis, a 26ª edição da Inspiramais apresenta novas tecnologias na produção de componentes para as indústrias calçadista, moveleira, de confecção e de bijuterias. A feira começou ontem na Fiergs e exibe novidades como fios de polímeros sintéticos derivados de açúcares da cana e da beterraba. Também chamam a atenção protótipos da Cezário Design e Moda Circular, marca de biojoias que cria acessórios a partir de escamas e resíduos de redes retiradas das praias por artesãos de Tambaba, na Paraíba. O evento vai até hoje e a entrada é gratuita. 


http://matinaljornalismo.com.br/matinal/newsletter/desmatamento-do-pampa-cresceu-92-em-2021/

Veículo: Online -> Site -> Site Matinal Jornalismo