Publicado em 11/07/2022 - 08:27 / Clipado em 12/07/2022 - 08:27
Ciência e desenvolvimento econômico
Por Claudio Landim
Depois de quatro anos publicando regularmente artigo de divulgação científica e sobre políticas públicas, esta coluna se despede de seus leitores.
Neste período, a ciência foi vilipendiada pelo governo federal, os orçamentos murcharam, o fomento cessou, os pesquisadores jovens emigraram. No IMPA, muitos recém-contratados promissores partiram e os concursos, que anos atrás atraíam centenas de candidatos do mundo inteiro, se tornaram processos seletivos nacionais.
Nestes quatros anos, caracterizados pela crise sanitária e por campanhas de desinformação sobre as vacinas e os tratamentos contra o COVID, os cientistas passaram a ocupar um papel de maior destaque e visibilidade na sociedade. Uma pesquisa de opinião, conduzida pelo Centro de Estudos SoU_Ciência em parceria com o Instituto Ideia Big Data [1], revela que 28,3% das pessoas entrevistadas afirmam que, para assuntos importantes, a fonte de informação em que mais confiam são cientistas de universidades ou institutos públicos de pesquisa. Em segundo lugar, aparecem os médicos, com 13,9%. Em 2019, para a mesma pergunta, 11,8% tinham cientistas como primeira opção. Em 2015, somente 7,8%.
Este novo lugar da ciência na sociedade propiciou a criação de diversos blogs de divulgação nos meios de comunicação, como este que ora se encerra.
Infelizmente, esta não foi a percepção do governo federal, que não compreendeu a importância da ciência no desenvolvimento econômico do país. A julgar por suas decisões, o Brasil continuará exportando produtos agro-alimentares, soja e carne, e matérias-prima, minérios e óleos, sem almejar tornar-se um ator no cenário internacional no setor tecnológico, farmacêutico ou industrial.
De modo que só posso desejar, neste último artigo, que este ciclo iniciado em 2019, período pouco digno de nossa história, seja rapidamente concluído e esquecido.
Como cientista, a poucos meses de uma eleição crucial, quando o próprio regime democrático se vê ameaçado, sem que uma terceira via tenha despontado, convido a todos os leitores deste blog a votarem no Lula desde do primeiro turno.
[1] https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2022/03/confianca-de-brasileiros-em-cientistas-cresceu-na-pandemia-indica-estudo.shtml
https://blogs.oglobo.globo.com/ciencia-matematica/post/ciencia-e-desenvolvimento-economico.html
Veículo: Online -> Portal -> Portal O Globo - Blog Ciência e Matemática