Clipclap

Aguarde ...

 Site Metrópoles - Brasília/DF

Publicado em 06/07/2021 - 16:48 / Clipado em 06/07/2021 - 16:48

Pesquisadores lançam centro científico contra o negacionismo



No Dia Nacional da Ciência, especialistas de universidades públicas anunciam criação do Centro de Estudos SOU_CIÊNCIA


Natália Coutinho


O Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico será celebrado na quinta-feira (8/7). A data tem o objetivo de marcar a importância da produção científica para o desenvolvimento do país e estimular mais pessoas para a prática da ciência.

Soraya Smaili, reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) entre 2013 e 2021, afirma a importância da data no atual momento, que “é de muita preocupação e tem sido visto como uma forte tentativa de desmonte da nossa ciência, mesmo diante da maior crise sanitária do século”.

Assim, para tentar “combater a política negacionista que se tenta impor no Brasil”, os pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e pertencentes a diversas universidades públicas brasileiras se unem para lançar o Centro de Estudos SOU_CIÊNCIA.

O objetivo do centro é conectar a universidade, a ciência e a sociedade de maneira mais intensa, permitindo que o conhecimento produzido se torne mais acessível e democratizado, “para que a população não se deixe levar para o caminho de obscurantismo proposto na política do atual governo”, garante Smaili, também coordenadora do centro

O centro também pretende estudar e acompanhar a educação superior e a ciência produzida nas universidades brasileiras, além de elaborar diagnósticos formular proposições para a sociedade e para os governos.


Alternativas

O objetivo também é conseguir gerar alternativas para a tomada de decisões relacionadas às políticas públicas implementadas nas universidades, identificando e analisando o papel social e valor público que esses espaços têm na transformação da comunidade.

O SOU_CIÊNCIA terá 25 pesquisadores associados, um conselho estratégico e um conselho científico, formado por produtores de ciência renomados do país. A Fundação Tide Setúbal apoiará a iniciativa, além de outras fontes de financiamento.

Com o apoio, será possível viabilizar a absorção de pós-doutores e estudantes de iniciação científica para conduzir atividades de pesquisa, em conjunto aos pesquisadores associados, que pretende implementar.

“Nessa pandemia, a ciência mostrou até aqui sua capacidade de gerar respostas para todo o mundo”, relembra Soraya. Ela afirma que o governo atual vem instalando um movimento anticiência e que os pesquisadores podem combatê-lo com “união e maior conexão entre universidade, ciência e sociedade”.

O lançamento do Centro SOU_CIÊNCIA vai ocorrer nesta quinta-feira (8/7), às 18h, e será transmitido pelo canal do centro no YouTube.


https://www.metropoles.com/brasil/pesquisadores-lancam-centro-cientifico-contra-o-negacionismo

Veículo: Online -> Site -> Site Metrópoles - Brasília/DF