Publicado em 21/11/2023 - 12:42 / Clipado em 22/11/2023 - 12:42
Com Bolsonaro, Universidades Federais sofreram grande retrocesso
No ápice do mandato de Jair Bolsonaro, as universidades federais brasileiras enfrentaram uma crise financeira sem precedentes. Em 2022, o repasse para essas instituições atingiu seu ponto mais baixo desde 2013, totalizando R$ 53,2 bilhões. Uma análise do Sou Ciência revela que, em média, cada universidade viu sua verba anual reduzida em R$ 93 milhões, culminando em um déficit de 17,2%.
Além disto, o investimento em infraestrutura e pesquisa sofreu um grande retrocesso. O período de Bolsonaro testemunhou uma queda nos recursos destinados a laboratórios, salas de aula e apoio à pesquisa, resultando em precarização e consequências prejudiciais para a qualidade do ensino e da pesquisa.
A assistência estudantil também foi duramente atingida, com uma queda de 23% nos repasses de 2019 a 2022, mesmo enquanto o número de estudantes de menor renda aumentava. A retirada de apoio financeiro impactou diretamente os cotistas, intensificando a exclusão dos jovens de menor renda.
O desinvestimento não poupou os profissionais da educação: redução proporcional de novas contratações e salários, que diminuíram 13% em relação a 2019, trouxeram desafios adicionais para as universidades.
https://www.assufba.org.br/novo/com-bolsonaro-universidades-federais-sofreram-grande-retrocesso/
Veículo: Online -> Site -> Site Assufba - Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia