Publicado em 14/11/2023 - 10:32 / Clipado em 16/11/2023 - 10:32
Inovação potencializa transparência
Painel do Financiamento das Universidades Federais fornecerá visão mais acurada do uso de recursos pelo segmento
Por Marcello Sigwalt
Proporcionar uma visão detalhada do uso dos recursos destinados a essas instituições. Com esse objetivo, foi apresentado, na última segunda-feira (13) o Painel do Financiamento das Universidades Federais Brasileiras pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em parceria com o Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência (Sou_Ciência) da Unifesp.
A nova ferramenta está capacitada a fornecer dados sobre o investimento em infraestrutura, folhas de pagamento, despesas operacionais e assistência ao estudante, referentes ao período de 2000 a 2022, com valores atualizados até janeiro de 2023.
Dividido em três módulos – ciência e tecnologia, fundações de apoio à pesquisa e orçamento das universidades federais – o painel permite aprofundar o entendimento sobre o financiamento público na área, conforme acentuam a coordenadora do Sou_Ciência, professora Soraya Smaili, e a coordenadora do Painel, Maria Angélica Pedra Minhoto.
Outra funcionalidade relevante do painel, é a possibilidade de apontar, por meio do Sistema de Orçamento Federal (Siop), a disparidade entre o crescimento das matrículas e o orçamento disponível, o que evidenciaria a urgência de investimentos, além de permitir aferir a reserva de espaço para o próximo módulo orçamentário das universidades federais.
“O nosso painel está dividido em ciência e tecnologia, fundações de apoio à pesquisa e o terceiro módulo, que será lançado na semana que vem, sobre o orçamento das universidades federais”, completou Maria Angélica.
Em que pese as vantagens oferecidas pelo equipamento inovador, a dura realidade é que os investimentos em educação e pesquisa no Brasil têm apresentado declínio nos últimos anos, por conta de cortes orçamentários, determinantes para a deterioração econômica e aumento das desigualdades sociais do país.
Cenário preciso – A expectativa agora é a divulgação, na semana que vem, do orçamento das universidades federais, que já incluirá dados a respeito do investimento público na educação. Mediante o uso do painel no modo interativo, será possível mapear tais investimentos, de forma a montar um cenário mais preciso do uso das verbas destinadas à educação superior pública federal, com destaque para as áreas de pesquisa científica e inovação, o que pode impactar o desenvolvimento econômico, social e cultural do país.
https://escolaeducacao.com.br/inovacao-potencializa-transparencia/
Veículo: Online -> Site -> Site Escola Educação