Publicado em 27/09/2023 - 09:05 / Clipado em 28/09/2023 - 09:05
Covid-19: Maioria esmagadora condena a atuação do governo Bolsonaro na pandemia
Brasileiros defendem responsabilização e investimentos em saúde diante da alta de mortes por Covid-19, aponta pesquisa
Para a maioria da população brasileira, abordar de maneira responsável as altas taxas de mortalidade por Covid-19 no Brasil é uma obrigatoriedade do poder público. Este sentimento vem como resultado de dados provenientes de uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos SoU Ciência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que mostrou que os brasileiros estão exigindo uma investigação rigorosa sobre as mais de 700 mil mortes causadas pela pandemia e a devida punição aos responsáveis.
Os dados disponíveis que precisamos atualizar apontam que, em um período anterior, cerca de 62% da população tinha a percepção de que o governo Bolsonaro estava envolvido em ações criminosas que conduziram a um notável aumento nas chamadas “mortes evitáveis”. Estimava-se que esse aumento abrangia um intervalo de casos entre 120 mil e 300 mil.
É fundamental ressaltar que esses dados não foram atualizados para o ano de 2023, e é bastante provável que, quando forem atualizados, mostrem números ainda mais preocupantes.
Isso pode ser atribuído a diversos fatores, como atrasos na aquisição de vacinas, insuficiência de financiamento para o Sistema Único de Saúde (SUS), a falta de campanhas de conscientização, resistência ao uso de máscaras, incentivos à aglomeração e uma abordagem governamental que, em alguns momentos, parecia contribuir para a disseminação da pandemia.
--
Além disso, o desejo expresso pela maioria é que sejam feitos mais investimentos em saúde pública, ciência e pesquisa, como estratégia essencial para evitar futuras tragédias similares. O estudo também indicou que, apesar da intensa politização que envolveu as reações à pandemia, há um consenso geral sobre questões como a importância das campanhas de comunicação e apoio à vacinação.
Covid-19 e a necessidade de responsabilização: o que diz a percepção pública?
Segundo o professor Pedro Arantes, coordenador da pesquisa, a tomada de consciência segue avançando fortemente dentre os brasileiros. Entende-se que a sobrevivência é o aspecto mais importante neste momento, havendo um consenso geral sobre a relevância de não mais aceitar a chamada “necropolítica”.
Este estudo, intitulado “Pesquisa de Opinião Covid-19, Vacina e Justiça – Percepção pública brasileira sobre vacinação, tratamentos e reparação de crimes na gestão da pandemia”, também apontou que o impacto do luto causado pela pandemia assumiu proporções comparáveis às de um conflito bélico, com mais da metade da população brasileira tendo perdido um ente querido ou próximo devido ao coronavírus.
Narrativas sobre a tragédia: o que esperam os brasileiros
Nesse sentido, o estudo também levantou informações relevantes sobre a visão do público em relação à forma como a situação deve ser tratada para evitar uma tragédia semelhante no futuro. Muitos apontaram para a necessidade de se aumentar os investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), com 52.4% das pessoas considerando esse investimento essencial.
Além disso, 46.5% apontaram a importância de se garantir mais recursos para a ciência e a pesquisa e mais de 38% se manifestaram a favor da expansão da produção de vacinas com tecnologia nacional.
Os resultados da pesquisa também mostraram uma grande diferença entre a adesão à vacinação entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro e do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. Enquanto os primeiros apresentavam um déficit de 58 milhões de doses, os segundos apresentavam um superávit de 38% nas doses completas de vacinação contra a covid-19.
Futuro após a Covid-19: possíveis estratégias e soluções
Embora problemas significativos tenham sido evidenciados pela pesquisa, tais como a queda na adesão à vacinação e a politização da pandemia, também foram observadas possibilidades encorajadoras.
A pesquisa destaca a contínua confiança da população em instituições como o SUS e a ciência, além de sua vontade ver um aumento nos investimentos nessas áreas. Isso indica que, apesar dos desafios atuais, há uma janela de oportunidade para a implementação de soluções em saúde pública que melhorem a resposta à pandemia e previnam futuras crises desta natureza.
https://www.onoticiado.com.br/2023/09/27/noticias/covid-atuacao-bolsonaro/
Veículo: Online -> Site -> Site O Noticiado