Publicado em 08/09/2023 - 14:59 / Clipado em 14/09/2023 - 14:59
Levantamento aponta que mais de 51% da população quer julgamento e punição por mortes por Covid-19
Segundo levantamento do Centro de Estudos SoU Ciência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), 51,5% da população quer que os crimes associados a mais de 700 mil mortes pelo novo coronavírus no Brasil sejam julgados e condenados.
Para 62,1% dos entrevistados, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e o Ministério da Saúde foram os principais responsáveis pelas mortes. Para pesquisadores, se a conduta tivesse sido outra, haveria menos óbitos.
Os entrevistados foram questionados sobre possíveis formas de reparação dos crimes. As três providências sugeridas pelo estudo para reparar os crimes que tiveram maior adesão foram:
criar uma Comissão da Verdade para apurar os crimes (44,7%),
indenizar as vítimas, crianças que perderam pai e/ou mãe (39%)
criar um Tribunal Especial para acelerar os julgamentos (38,3%).
O levantamento apurou que 76,5% dos entrevistados disseram ter acompanhado a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, comissão realizada no Senado Federal em 2021, e que esse acompanhamento foi essencial para dar embasamento às opiniões.
A maioria dos entrevistados (52,4%) disse ainda que, para prevenir ou reduzir a mortalidade de uma possível epidemia ou pandemia futura, a melhor opção é o aumento de investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS).
Para 46,5%, o melhor caminho é ampliar o investimento em ciência e pesquisa e 38,7% aumentar a produção de vacinas com tecnologia nacional.
Fonte: Agência Brasil
Veículo: Online -> Site -> Site Fan F1