Publicado em 02/06/2023 - 08:00 / Clipado em 05/06/2023 - 08:00
Enel encontra fraude no consumo de energia em 35 comércios da região metropolitana de SP
Ao todo, foram vistoriados 43 locais, dos quais 42 apresentavam alguma irregularidade na medição do consumo de energia
PEDRO NASTRI
A Enel Distribuição São Paulo encontrou fraudes no consumo de energia em 35 estabelecimentos comerciais na região Metropolitana de São Paulo apenas no último mês. As operações planejadas pela distribuidora foram executadas com o apoio da Polícia Civil. Ao todo, foram vistoriados 43 locais, dos quais 42 apresentavam alguma irregularidade na medição do consumo de energia. Entre os locais onde foram encontradas as fraudes estão bares e lanchonetes em geral, além de mercados, lava rápido, mecânica, barbearia, loja de celular, entre outros. A zona leste de São Paulo concentra a maioria das irregularidades em bairros como: Ermelino Matarazo, Vila Prudente, Guaianazes, Sapopemba, Penha, Itaquera, Belenzinho, Alto da Mooca, São Miguel Paulista, Itaim Paulista e Vila Matilde. Em outros endereços da capital paulista – como os bairros do Brás, Pinheiros, Jaguaré, Santana, Ipiranga, Rio Bonito e Capela do Socorro –, também foram encontradas irregularidades.
Novas obrigações dos MEIs
A partir de agora, os Microempreendedores Individuais (MEIs) terão uma nova responsabilidade em suas atividades comerciais. A Receita Federal anunciou que a emissão de nota fiscal será obrigatória para os MEIs em todo o território nacional, e poderá ser realizada diretamente através do site oficial do órgão. Essa medida tem como objetivo principal trazer mais transparência e formalização para as atividades dos MEIs, além de proporcionar maior segurança jurídica para as operações comerciais. Atualmente, muitos MEIs não emitem nota fiscal devido à simplificação tributária do regime e ao baixo valor de faturamento. Por conta das dificuldades para comprovar as operações e identificar se as empresas estão cumprindo a legislação, houve um aumento da fiscalização. A consequencia agora, é que o pix, as notas fiscais e todo tipo de transação financeira vai ser verificada pela Receita Federal.
Disparada nos aluguéis
A divulgação de duas mortes por febre amarela este ano em São Paulo preocupa a equipe do centro SoU_Ciência. No total, quatro pessoas foram infectadas. De acordo com a Secretaria de Saúde do estado, uma das mortes ocorreu no estado, mas a vítima era residente de Minas Gerais. Também de acordo com a secretaria, São Paulo não registrava casos da doença desde 2020, quando apenas um caso foi confirmado. O SoU_Ciência reforça que a vacinação contra a doença faz parte do calendário de imunização e está disponível em todos os postos de saúde. A primeira dose deve ser aplicada aos 9 meses de idade e a segunda aos 4 anos. A partir dos 5 anos, para aqueles que não estão com a vacina em dia, é recomendada apenas uma dose única. De janeiro a março de 2023, a cobertura vacinal para febre amarela em São Paulo ficou em 82%. Em 2022, esse percentual era de 64,4%.
Gazeta SP na Rádio Trianon
De segunda à sexta-feira, das 8h00 as 11h00, pela Rádio Trianon AM 740 e Rádio Universal AM 810 (Santos), o repórter Bruno Hoffmann comenta as notícias que são destaques na Gazeta e Diário do Litoral.
Veículo: Online -> Site -> Site Gazeta de S.Paulo