Publicado em 04/05/2023 - 08:17 / Clipado em 05/05/2023 - 08:17
Conselho Diretor da UnB é apresentado a dados sobre a BCE e sobre o Relatório de Gestão 2022
Reunião nesta terça (2) marcou a recepção à ex-reitora da Unifesp, Soraya Smaili, como nova integrante do conselho
Da Ascom, Gabinete da Reitoria
Após uma visita às instalações da Biblioteca Central (BCE) da Universidade de Brasília, membros do Conselho Diretor participaram, nesta terça-feira (2), de reunião que integrou novos e antigos conselheiros. As atividades e serviços prestados pela BCE e uma apresentação detalhada do Relatório de Gestão 2022 foram as pautas do encontro, que ocorreu na sala da administração da sede da Biblioteca.
Na oportunidade, os conselheiros ouviram que a BCE funciona 24 horas – apenas em fins de semana e feriados seu horário é de 7h às 19h –, recebendo cerca de 3,5 mil usuários por dia. Dados sobre o acervo de mais de 1,5 milhão de itens e o acervo digital de mais de 52 mil documentos também foram exibidos.
A apresentação expôs ainda os serviços de empréstimo de notebooks e tablets para estudantes em situação de vulnerabilidade, de laboratório de editoração e digitalização, e de identificação por radiofrequência, que garante mais autonomia e comodidade ao público permitindo autoempréstimo e autodevolução.
Empossada no Conselho Diretor em fevereiro de 2023, a ex-reitora e atual coordenadora do Centro de Estudos Sou Ciência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Soraya Smaili, comentou o trabalho da BCE: “Não esperava nada menos do que isso, mas me surpreendeu muito, principalmente pela implementação de tecnologias. Manter uma biblioteca viva é algo extremamente desafiador. Eu conheço pouquíssimas bibliotecas que funcionam dessa forma. É uma biblioteca completa.”
Smaili elogiou a arquitetura e conservação do espaço e lembrou que a BCE é um espaço de permanência para os estudantes, especialmente em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
O diretor da BCE, Fernando Leite, comentou que a gestão da UnB tem investido recursos próprios e propiciado os avanços de infraestrutura tecnológica, além de ter construído uma subestação de energia exclusiva para a Biblioteca. “Nós somos a maior biblioteca pública do Distrito Federal e melhoramos muito o atendimento oferecido à sociedade”, disse.
A reitora Márcia Abrahão sugeriu que em cada reunião haja uma apresentação de um setor, como a Editora UnB, a Fazenda Água Limpa, entre outros. “É importante para que os conselheiros fiquem cada vez mais próximos da Universidade e entendam a complexidade do trabalho.”
GESTÃO – As atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela UnB durante o ano de 2022 foram apresentadas pela decana de Orçamento, Planejamento e Avaliação Institucional da UnB, Denise Imbroisi.
O Relatório de Gestão 2022, documento elaborado para prestar contas ao Tribunal de Contas da União (TCU), serve de fotografia dos quatro campi da UnB e de seus polos de extensão.
“Gostaria de parabenizar pela qualidade e integridade dos dados apresentados. Não é uma prestação de contas ao TCU apenas, mas para toda a sociedade”, afirmou a conselheira Sandra Costa, sócia-fundadora do Grupo Sabin.
Veículo: Online -> Site -> Site UnB Notícias - Universidade de Brasília