Publicado em 25/08/2022 - 16:27 / Clipado em 25/08/2022 - 16:27
Ricos, brancos e bolsonaristas são os que menos se vacinaram
Por outro lado, pessoas com menor renda, negros e eleitores de Lula estão entre os mais vacinados
Entre os grupos de pessoas no Brasil que menos se vacinaram contra a covid-19, estão as pessoas com renda superior a seis salários mínimos, autodeclarados brancos e eleitores de Jair Bolsonaro (PL), segundo pesquisa realizada pelo Sou Ciência (Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência), da Unifesp.
Dentro de determinados grupos, o percentual de pessoas que tomaram apenas uma dose ou que não se imunizaram contra a covid-19 é maior, a exemplo dos mais ricos (41%), os autodeclarados brancos (29%) e os eleitores do atual presidente da República (27%).
Por outro lado, o percentual de pessoas que tomaram apenas uma dose ou que não se imunizaram é menor entre os que recebem até um salário mínimo (14%), os autodeclarados negros (13%) e os eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (10%).
No geral da população brasileira, 21% tomaram apenas uma dose ou não se imunizaram contra a covid-19, enquanto 79% tomaram duas ou mais doses do imunizante.
A pesquisa ouviu 1.200 pessoas em todas as regiões do Brasil, com 16 anos ou mais, de diferentes graus de escolaridade, classe social, renda, raça e cor. A margem de erro é de 2,85 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Veículo: Online -> Portal -> Portal A Tarde