
Publicado em 11/11/2022 - 08:30 / Clipado em 11/11/2022 - 08:30
UFABC demonstra preocupação com orçamento menor
Carlos Carvalho
Em entrevista ao RDtv o reitor da Universidade Federal do ABC e vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Dácio Matheus, relatou nesta quinta-feira (10/11) os problemas causados pela queda dos valores investidos pelo Governo Federal. Com a possibilidade de uma nova redução do orçamento das universidades federais para 2023, as instituições buscam debater como se dará o futuro.
Dacio relatou que preocupações entraram na pauta do IV Congresso UFABC (Foto: Reprodução)
O orçamento de 2023 para as 69 universidades federais é de R$ 5,39 bilhões. Segundo o Observatório do Conhecimento, é o menor valor investido em 10 anos. Como referência, em 2014 o valor orçado era de R$ 13,94 bilhões, ou seja, uma queda de 61% no período, sem contar a inflação.
Dois pontos preocupam a instituição no curto prazo. O primeiro é ter o valor suficiente para custear a manutenção de suas sedes, algo que é uma preocupação antiga, porém, superada após protestos que chamaram a atenção para o problema.
O segundo problema é a possibilidade de evasão de alunos. Com a pandemia, muitos perderam emprego ou não contam com familiares que possam auxiliar financeiramente. Apesar da escola não ter mensalidade, por ser pública, universitários acabam trancando a matrícula ou simplesmente desistindo por não ter como custear o transporte até o campus. A ideia do reitor é que com um possível aumento de recursos, tais situações poderiam ser contornadas com um auxílio interno.
“Nós estamos discutindo as bases conceituais para resgatar o papel da Universidade em pleno funcionamento no que diz respeito a nossa contribuição. No campo da Ciência, Tecnologia e do Ensino, sobretudo para a importância e como nós nos colocamos para contribuir com o desenvolvimento econômico e social da região e do País”, explicou o reitor ao ser questionado sobre o conteúdo do IV Congresso UFABC que ocorreu entre 8 e 10 de novembro.
A esperança das universidades federais está no debate do orçamento do próximo ano, que está nas mãos do Congresso Nacional, e a possibilidade de o governo de transição conseguir aumentar o volume deste repasse, algo que pode acontecer a partir dos valores que estão destinados para as emendas de relator, conhecido popularmente como “orçamento secreto”.
Matheus deixou claro que as instituições estão disponíveis para conversar e buscar um entendimento para tirar da frente as tensões diante de uma possibilidade de redução dos investimentos na Educação Superior e do temor maior, a da possibilidade do fim de algumas instituições, algo que foi temido por alunos nos últimos anos.
https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3180862/ufabc-demonstra-preocupacao-com-orcamento-menor/
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: RDtv, Educação