
Publicado em 03/11/2022 - 17:28 / Clipado em 03/11/2022 - 17:28
Prefeituras fazem ações para alertar homens sobre câncer de próstata
Gabriel Negri
Novembro chegou e, com ele, o movimento Novembro Azul, que tem por objetivo informar sobre o risco do câncer de próstata e alertar a população sobre o diagnóstico precoce. Em razão da importância da data, a região já começa a desenvolver ações em prol da campanha.
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), no País, o câncer de próstata é o segundo mais recorrente entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. O tumor é mais comum em homens acima de 50 anos e os fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares, além de sedentarismo e excesso de peso.
Ao RD, Leonardo Seligra, médico urologista da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), explica que a doença em seu estágio inicial não apresenta sintomas. “Logo no começo da doença, ela não dá sinal, e é por conta disso que a gente fica bastante preocupado”, explica. O médico conta que, se descoberta de forma antecipada, a doença tem maior chance de cura. “Quando o paciente começa a sentir algo, geralmente está relacionado ao aumento da próstata, que pode indicar uma fase mais avançada da doença”.
Sobre sequelas, o urologista explica que vai depender muito do tratamento aplicado. “Os tratamentos mais comuns são a radioterapia e aa cirurgia (remoção total da próstata). Ambas podem apresentar consequências”, explica. Segundo o médico, a incontinência urinaria e a disfunção erétil são as sequelas que mais preocupam os pacientes, porém, o grau dos danos vai depender do quão avançada a doença está na hora do tratamento.
ABC
Para prevenir novos casos, São Bernardo irá reforçar a oferta de serviços de saúde do homem nas 33 unidades básicas de saúde (UBSs), com ampliação dos exames e consultas e outros procedimentos, além de busca ativa de pacientes e palestras orientativas sobre as principais doenças que mais acometem o público masculino. De janeiro a outubro deste ano, foram registrados 109 casos de câncer de próstata.
Em Diadema, a programação ainda está em elaboração. A cidade não informou o número de casos registrados.
Em Santo André, a programação inclui atividades gratuitas nas 34 unidades básicas de saúde, durante todo o mês de novembro. Haverá palestras, apitaço, rodas de conversa e tendas montadas na frente das unidades para abordar homens que fazem parte do grupo de risco. Já Ribeirão Pires informou apenas que a programação está sendo finalizada e será divulgada na próxima semana.
São Caetano, Mauá e Rio Grande da Serra não retornaram até o fechamento da reportagem.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP
Seção: Saúde