Aguarde ...
Publicado em 26/10/2022 - 12:18 / Clipado em 26/10/2022 - 12:18
São Caetano avança na saúde com entrega de novos equipamentos e tecnologia de ponta
Outro destaque apontado é o progresso do Programa PróSaúde Fila Zero que, de julho até dezembro, tem como meta reduzir em mais de 55% a fila de espera em cirurgias
Maicom
O médico e vice-Prefeito de São Caetano do Sul, dr. Carlos Humberto Seraphim, em live transmitida pelo Prefeito José Auricchio Junior, junto a secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone, comentou:
“ Trabalhamos muito nesses últimos meses para poder cumprir todas as metas do nosso plano de governo e, em especial, na área da saúde, onde investimos pesado e entregaremos, em breve, o Atende Fácil Saúde, equipamento que contará com o mais moderno centro de disgnósticos da região, com uma unidade de análises clínicas e por imagem de ultrassom, tomografia, ecocardiograma, ressonância magnética e a primeira farmácia pública 24hs da cidade, que funcionará as 07 dias da semana ininterruptamente, entre outros serviços, e vamos iniciar as obras do Pronto Cardio na Rua Vital Brasil, equipamento único no grande ABC, que contará com serviços e espaços exclusivos para doenças do coração” disse o vice-prefeito.
]Outro destaque apontado é o progresso do Programa PróSaúde Fila Zero que, de julho até dezembro, tem como meta reduzir em mais de 55% a fila de espera em cirurgias, exames e, principalmente, em consultas represadas durante a Pandemia do Coronavírus. Em algumas especialidades os números mostram uma redução de até 98% nas filas de espera. È o caso da Otorrinolaringologia: de uma fila de 1.143 pessoas hoje está em 19 pessoas; Ortopedia. de 6.130 pessoas hoje são 118 pessoas; Gastroenterologia de 129 hoje são 11 pessoas. O mesmo acontece coas as cirurgias urológicas, onde foi atingida a meta de 100% da demanda que estava represada, cirurgias oftalmológicas que está em 90% e cirurgias odontológicas com 97%.
Algumas ferramentas inovadoras tem sido muito importante neste processo e a tecnologia está cada vez mais aliada às ações da Secretaria da Saúde no município que realizou de forma inédita o atendimento ao público em Telemedicina, com consultas a distância. No Núcleo Municipal de Telemedicina, que funciona no Complexo Hospitalar de Clínicas, o paciente tem uma pré-consulta e triagem realizada pela equipe de Enfermagem onde, na sala de atendimento, ele é acompanhado por uma enfermeira que auxilia, tanto o médico como o paciente, durante toda a consulta. Após isso, os exames ou medicamentos são impressos e entregues com todas as orientações para o paciente.
Já a Central Conectada que recentemente completou um mês de atividade, tem sido outro diferencial para agilizar a marcação de consultas. O paciente recebe mensagem via WhatsApp, onde pode confirmar ou desmarcar seu agendamento de forma digital. A equipe consegue monitorar, em tempo real, quem está confirmando as consultas, quem não respondeu e quem abriu mão da vaga.
“ Todas essas ações e o programa de reformas das unidades de saúde do Município trazem qualidade, agilidade e mais eficiência nos atendimentos dos moradores que precisam usar o sistema de Saúde do município” completou Dr. Seraphim.
Veículo: Online -> Site -> Site ABC Repórter - Grande ABC/SP
Seção: São Caetano