Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 27/10/2022 - 09:00 / Clipado em 27/10/2022 - 09:00

Análise de Mídia - 27/10/2022



Comentário geral: As mudanças na fábrica da GM em São Caetano continuam repercutindo na mídia local.

Manchete de capa do Diário do Grande ABC registra que a Prefeitura de São Caetano não se pronunciou sobre as demissões ocorridas na General Motors, nem sobre o encerramento da fabricação do Onix depois de 48 horas desde que o jornal anunciou as decisões. Ontem, a empresa confirmou que o modelo, que não é mais vendido no Brasil desde o final de 2021, será produzido exclusivamente em Bogotá, na Colômbia, e que no mesmo espaço em São Caetano será fabricada a Nova Montana. De acordo com o jornal, a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano se reuniu com a direção da GM e relatou que são 23 casos de afastamento de funcionários da GM, sendo 11 pedidos de demissão e 12 desligados.

Em editorial (“GM: silêncio em São Caetano”), o DGABC diz “estranhar” o silêncio do prefeito José Auricchio Jr. e cita a reportagem da revista britânica The Economist sobre o processo de desindustrialização do ABC. O editorial também compara o que chama de “inércia” de agora do chefe do Executivo de São Caetano com sua atitude em 2019, quando a GM ameaçou encerrar operações na América do Sul e ele liderou um esforço coletivo pela permanência da montadora na cidade.

Já uma matéria do site Repórter Diário vai na contramão do DGABC e afirma que a GM desmentiu ontem que encerraria a produção de um de seus modelos mais populares na fábrica de São Caetano e demitiria funcionários. “Ao contrário, a empresa disse ao RD que está contratando pessoal para o início da produção da nova Montana, um dos lançamentos mais esperados para 2023 e cuja produção deve ter início no primeiro trimestre na planta sancaetanense”, diz o RD.

O RD informa ainda que a prefeitura de São Caetano também divulgou nota em que afirma que há um diálogo constante com a montadora. Na nota, a prefeitura reforça que inclusive o prefeito, José Auricchio Jr., esteve recentemente em visita à linha de montagem a convite da direção da GM, ocasião em que foi informado de investimentos realizados na planta.

Tanto o DGABC quanto o RD registram que a GM, em nota, informou que está investindo R$ 10 bilhões somente nas fábricas de São Caetano e de São José dos Campos para atualização e desenvolvimento de novas tecnologias e produtos. De acordo com o comunicado da GM, a fábrica de São Caetano foi totalmente renovada, tornando-se uma das mais avançadas tecnologicamente do mundo.

O site Folha do ABC traz declarações do prefeito José Auricchio Jr. na qual ele fala sobre o futuro do PSDB e disse ser contra a fusão do partido com o Cidadania, cujo grande entusiasta é o presidente estadual, Marco Vinholi (PSDB). “A decisão não passa por nós, humildes filiados. Na verdade, a federação já existe, ela tem prazo de validade de quatro anos, com o Cidadania. Eu, particularmente, sou contra a federação, a fusão do PSDB com o Cidadania, porque não trouxe nenhum ganho. Muito pelo contrário, acabamos dando os votos necessários para a manutenção da bancada do Cidadania, então acho que o PSDB foi perdedor neste ponto. Mas foi uma decisão vertical da Executiva Nacional e temos que obedecer pelos próximos anos”, revelou.

Outra matéria do DGABC registra que seis cidades da região – Santo André, São Caetano, Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires – terão transporte público gratuito no domingo, 30, dia das eleições. A decisão foi anunciada pelo colegiado e prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, que afirmou em nota que a prefeitura de São Bernardo “aguarda decisão judicial sobre o tema”.

Mais destaques:

Câmara de São Caetano aprova alterações em programas municipais – Portal ABC do ABC.

Região fecha setembro com 4.162 postos – DGABC.


Tom geral do noticiário: negativo/neutro.

Necessidade de alguma ação? Não

Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah