Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 26/10/2022 - 09:00 / Clipado em 26/10/2022 - 09:00

Análise de Mídia - 26/10/2022



Comentário geral: Manchete de capa do Diário do Grande ABC registra que, a partir da próxima segunda-feira, a General Motors de São Caetano vai transferir a produção do modelo Onix, que é feito na planta da cidade, para a cidade de Bogotá, na Colômbia. É a segunda modificação da unidade; ontem, o jornal revelou que a GM decidiu levar parte da produção do modelo SUV Tracker, também manufaturado em São Caetano, para a cidade de Santa Fé, na Argentina.

Com a saída da produção do Onix, a GM iniciou o processo de demissões dos trabalhadores que atuam na linha de montagem. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano, 20 trabalhadores já foram demitidos. De acordo com o jornal, nem a GM nem a Prefeitura de São Caetano se pronunciaram. O jornal assinala ainda que a transferência da produção do Onix para a Colômbia é mais um passo no processo de desindustrialização do ABC, depois do fechamento das fábricas da Ford (2019), da transferência da Toyota para o interior (há alguns meses), além das demissões já anunciadas na Mercedes-Benz para o final deste ano.

Em editorial (Ford, Toyota, GM...), o DGABC estranha o que chama de “silêncio” do prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., e diz que ele deveria mirar o comportamento errático de Orlando Morandi, prefeito de São Bernardo, em relação à Ford e à Toyota como antiexemplo, fazendo o contrário. “O prefeito são-caetanense tem que ter a coragem de exigir explicações claras da GM sobre as intenções futuras da companhia”, afirma o editorial do DGABC.

O site Repórter Diário informa que a Segunda Câmara do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) rejeitou nesta terça-feira (25) as contas do Legislativo de São Caetano em relação ao ano de 2017, quando foi presidida por Pio Mielo (PSDB). O caso acabou tendo uma reviravolta, pois o relator do caso, o conselheiro Robson Marinho, deu seu voto pela aprovação, porém, o conselheiro Renato Martins deu um voto revisor pela rejeição e foi acompanhado pela conselheira Cristiana de Castro Moraes. Segundo estes últimos, algumas situações não foram resolvidas, como o elevado número de cargos em comissão, a exigência de escolaridade inadequada para chefia de gabinete, a irregularidade na concessão de gratificações e os pagamentos acima do teto constitucional. Apesar da rejeição, ainda cabe recurso.

Artigo do Portal TAB UOL (“Na cidade de maior IDH do Brasil, chefe e empregado não brigam por política”) traz uma análise do perfil político de São Caetano, em que afirma que a cidade abriga uma interessante contraposição política: conviver com bandeiras ditas de esquerda (forte investimento em cultura e educação) com o voto de verniz “conservador nos costumes” e “liberal na economia”.  

Matéria do DGABC informa que em setembro foram registrados 1.492 ocorrências de roubo ou furto de carros do Grande ABC, sendo que 541 foram roubos (quando há ameaça de violência) e 951 furtos (sem violência). Isso dá uma ocorrência a cada 29 minutos e um crescimento de 27% em relação a 2021. Santo André lidera o ranking, com 451 casos, seguida por São Bernardo (200), Mauá (171) e Diadema (69).

Mais destaques:

Região tem alta de sífilis entre gestantes e bebês – DGABC.

Mais de 6 mil quilômetros de fios irregulares são retirados de postes no ABC – Site Repórter Diário.

Longas filas afastam pacientes do atendimento odontológico no ABC – Site Repórter Diário.


Tom geral do noticiário: negativo/neutro.

Necessidade de alguma ação? Não.

Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah