
Publicado em 24/10/2022 - 17:50 / Clipado em 24/10/2022 - 17:50
ABC oferece ações do Outubro Rosa nos últimos dias do mês de combate ao câncer de mama
Beatriz Gomes
O décimo mês do ano é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama, tipo de câncer com maior incidência em mulheres, excluídos os tumores de pele não melanoma. Segundo informações do INCA (Instituto Nacional do Câncer), para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres. Nos últimos dias do mês, o ABC oferece ações para finalizar a campanha de prevenção.
Santo André promoveu, durante todo o mês diversas atividades relacionadas à campanha de prevenção contra o câncer de mama. Dentro dessa agenda, em todas as unidades da rede de atenção básica, haverá orientações de conscientização referentes à prevenção do câncer de mama e autoexame, sendo oferecido às pacientes coleta de papanicolau. Além disso, o município oferta cerca de 2 mil mamografias por mês. Considerando o Outubro Rosa, a cidade fará uma oferta complementar de 4 mil mamografias no Hospital da Mulher nos meses de outubro e novembro, considerando que a rede assistencial promove a busca ativa de pacientes para realização do exame e diagnóstico.
São Bernardo
Todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Bernardo realizam a campanha de conscientização sobre o câncer de mama e colo de útero, com oferta de exames de prevenção, de acordo com a programação de cada unidade. Além disso, a Unidade Móvel de Mamografia oferta de forma contínua e itinerante atendimentos sem necessidade de agendamento ou pedido médico para mulheres de 50 a 69 anos. Demais faixas etárias precisam apresentar o pedido médico e o encaminhamento da UBS. A programação da unidade para os próximos dias é:
Dias 24,25 e 26/10: UBS Vila Marchi (Rua Nestor Moreira, 480, Vila Marchi)
Dias 27 e 28/10: Associação de Voluntários para o Combate ao Câncer (AVCC). Rua Tiradentes, 587, Bairro Santa Terezinha
Dias 31/10 e 01/11: UBS Riacho Grande (Rua Santa Maria, 20- Riacho Grande
No último sábado (22/10), a pasta realizou o Dia D com todas as UBSs abertas, das 8h às 17h, para reforçar o atendimento das mulheres, com coleta de exame de Papanicolau e atualização da carteira de vacinação. A ação atingiu 3.658 exames realizados, entre mamografias, Papanicolau, encaminhamentos, atualizações da carteira de vacinação e orientações diversas ao público feminino. Também foram aplicadas 401 doses da vacina contra a Covid-19 e outras 416 contra outras doenças.
São Caetano
Em São Caetano, a carreta móvel da Saúde percorreu diversos espaços no mês de outubro. Até este sábado (29/10) está ao lado do Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1111) com a realização de exames de papanicolau e triagens em livre demanda e ultrassonografias de mama (que foram agendadas para pacientes que já tinham guias). Após as ações do Outubro Rosa, a carreta continua tudo funcionando nas UBSs e no Caism (Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher) com as equipes de mastologia. Cerca de 1.120 exames de mastologia são ofertados no município mensalmente.
Diadema
Diadema promoveu, ao longo de todo o mês, a campanha “Outubro Rosa”, com o objetivo de incentivar o autocuidado e a prevenção ao câncer de mama. Com o tema “Se toca, mulher – Eu me cuido e você?”, a programação ocorreu nos mais variados pontos da rede municipal de saúde, passando pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Rede de Atenção Psicossocial e serviços de Urgência e Emergência do município.
Além de tradicional decoração na cor rosa, as unidades ofertaram rodas de conversa, exposição, oficinas e intensificação de consultas e exames para as mulheres dentro dos critérios para cada tipo de atendimento. Também foram ofertadas atividades intersecretariais, como uma caminhada que está sendo organizada pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer que reunirá integrantes do Caminhando Bem, Mulheres em Movimento e integrantes de várias secretarias municipais.
As atividades são fruto de pactuações feitas no Grupo de Trabalho (GT) das Cores, que reúne representantes das secretarias (Cultura, Educação, Esporte e Lazer, Saúde e Segurança Alimentar), Fundação Florestan Fernandes e Coordenadorias (Igualdade Racial, Juventude, Mulheres e Políticas de Cidadania e Diversidades), para debater a programação de campanhas temáticas, tais como o Outubro Rosa e Novembro Azul.
Confira a programação para os próximos dias em Diadema:
Quarteirão da Saúde
A partir de 10 de outubro
Exposição “Se toca Mulher” (auto exame das mamas)
Local: Corredor térreo do Quarteirão da Saúde.
UBS Casa Grande
27 de outubro – 14h – Grupo de gestantes – Educação, prevenção e cuidado a Saúde da Mulher.
UBS Conceição
31 de outubro – Encerramento com palestra para os funcionários
UBS Jardim Ruyce
27 de outubro, às 9hs – Encerramento: Caminhada Rosa – Sou a estrela nessa causa!
Caminhada pelo território com as ACSs com faixas, balões pela conscientização da importância do tema
Ponto de concentração: UBS
UBS Nações
26 de outubro – 14h – Roda de conversa sobre autoexame das mamas
Intensificação da coleta de exame citopatológico de colo uterino, também chamado de exame de Papanicolau ou preventivo.
UBS Serraria
Todas as segundas do mês de outubro, a UBS fará colocação de DIU em consulta compartilhada entre médico de referência e ginecologista.
Agenda aberta para coleta de CO na última semana de outubro, com previsão de realização de ao menos 160 coletas neste período.
Na última semana do mês será realizada educação em saúde nas salas de espera da UBS por meio de parceria dos estudantes da USCS.
Arrecadação de lenços e turbantes
A Anhanguera de São Bernardo, por meio do curso de Direito, está arrecadando lenços e turbantes de cabeça e mechas de cabelos, que serão doados a mulheres portadoras e em tratamento de câncer. As doações podem ser feitas pela comunidade até 28 de outubro, mês tradicionalmente dedicado à prevenção da doença. A instituição de ensino é um dos pontos de arrecadações da ação, que foi idealizada pelo Rotary Club de Diadema – Floreat há cinco anos. A expectativa é que cerca de 200 lenços sejam arrecadados. As doações serão encaminhadas para a Casa Ronald McDonald ABC. A unidade São Bernardo está localizada na Rua Atlântica, 731, Jardim do Mar. Para mais informações, o interessado pode entrar em contato pelos telefones (11) 28231000 ou 0800 494 1068.
Dados da doença
Na mortalidade proporcional por câncer em mulheres, no período, os óbitos por câncer de mama ocupam o primeiro lugar no país, representando 16,3% do total. Esse padrão é semelhante para as regiões brasileiras, com exceção da região Norte, onde os óbitos por câncer de mama ocupam o segundo lugar, com 13,6%. Os maiores percentuais na mortalidade proporcional por câncer de mama foram os do Sudeste (17,2%) e Centro-Oeste (16,8%), seguidos pelo Nordeste (15,6%) e Sul (15,5%).
Em 2021, foram realizadas 3.497.439 mamografias em mulheres no SUS, sendo 351.509 mamografias e 3.145.930 mamografias de rastreamento. Em homens foram realizadas 7.281 mamografias para fins diagnósticos. A concentração de mamografias de rastreamento na faixa etária de 50 a 69 anos vem aumentando desde 2012 . Essa faixa etária é a recomendada para o rastreio, a cada dois anos, em função do melhor equilíbrio entre benefícios e riscos dessa estratégia, conforme as atuais Diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama no Brasil.
Em 2012, apenas 52,8% das mamografias de rastreamento realizadas pelo SUS, no Brasil, foram em mulheres de 50 a 69 anos, enquanto, em 2021, esse percentual chegou a 65,3%, segundo o Instituto Nacional do Câncer. As evidências científicas mostram que o rastreamento nessa faixa etária é capaz de reduzir a mortalidade por câncer de mama, razão pela qual as ações de controle devem ser voltadas para ampliação da cobertura na faixa etária alvo.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP
Seção: Saúde