Clipclap

Aguarde ...

Site Repórter Diário

Publicado em 24/10/2022 - 07:30 / Clipado em 24/10/2022 - 07:30

Prefeitos do ABC têm posicionamentos diferentes nos apoios de 2º turno




Carlos Carvalho

Faltam sete dias para a decisão do segundo turno e a busca de apoios em cada município virou ponto crucial nas candidaturas ao Governo do Estado e a Presidência da República. Entre os prefeitos do ABC, a maioria já se posicionou oficialmente sobre seu voto para governador, porém, o mesmo não dá para dizer na disputa presidencial. A única que não se posicionou oficialmente foi a prefeita de Rio Grande da Serra, Penha Fumagalli (PTB).

Quatro prefeitos declararam abertamente seus votos. José de Filippi Jr. (Diadema/PT) e Marcelo Oliveira (Mauá/PT) simplesmente focaram ainda mais nas campanhas de Fernando Haddad e Luiz Inácio Lula da Silva (ambos do PT). Inclusive, os petistas e seus aliados contaram com a maioria dos votos nos dois municípios.

Orlando Morando (São Bernardo/PSDB) e Guto Volpi (Ribeirão Pires/PL) focaram nos votos em Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) e Jair Bolsonaro (PL). No primeiro voto, Morando fez campanha para Rodrigo Garcia (PSDB) e Simone Tebet (MDB), e Volpi fez campanha para Garcia, mas não tinha divulgado oficialmente seu voto para presidente. Guto confirmou seus apoios logo após o primeiro turno e Orlando confirmou nos últimos dias.

O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), seguiu com o apoio para Tarcísio, porém, não revelou seu apoio para presidente oficialmente. O tucano não participou de um encontro promovido por Rodrigo Garcia nesta semana com Feitas e Bolsonaro, no Palácio dos Bandeirantes.

No caso do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), é parecido com o de Serra, porém, com uma diferença. Auricchio é amigo pessoal de Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice-presidente na chapa de Lula. Inclusive o ex-governador chegou a visitar o ex-colega de partido antes do início da campanha de primeiro turno. Em suas redes sociais, o sul-sancaetanense faz campanha para Tarcísio, mas não fala da disputa presidencial.

As escolhas dos prefeitos contam com uma base visando o futuro. Guto Volpi é o pré-candidato a prefeito do PL, inclusive, logo após assumir o comando interino da Estância Turística, bandeiras da legenda foram vistas ao redor do Paço. O que a princípio seria uma campanha de Bolsonaro, também foi vista por políticos como uma forma de relembrar do número da atual gestão na eleição suplementar de 11 de dezembro. Os demais estão de olho em 2024.


https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3172111/prefeitos-do-abc-tem-posicionamentos-diferentes-nos-apoios-de-2o-turno/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário

Seção: Política