Clipclap

Aguarde ...

 Site Repórter Diário - Santo André/SP

Publicado em 20/10/2022 - 18:21 / Clipado em 20/10/2022 - 18:21

Santo André e São Caetano avaliam gratuidade de ônibus para o 2º turno



No último dia 18, o STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu liberar prefeituras e concessionárias a oferecerem serviço de transporte público gratuito no dia do 2º turno das Eleições 2022. Em razão disso, São Bernardo, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires já anunciaram gratuidade no transporte municipal, mas Santo André e São Caetano ainda avaliam a possibilidade. Rio Grande da Serra não respondeu.

Em nota, São Bernardo informou que não haverá alteração no transporte coletivo municipal no dia de votação. A cidade prevê gratuidade regulamentada e integração tarifária no dia 30 de outubro, o que permite o usuário se deslocar de qualquer ponto ou terminal para o destino desejado, utilizando mais de uma linha (sem a necessidade de pagamento de tarifa na segunda viagem), mediante a utilização do cartão de acesso.

Na cidade ao lado, em Diadema, logo no primeiro turno das eleições foi informado que o transporte municipal seria gratuito no dia de votação, medida que vale para os dois pleitos. Já em Ribeirão Pires, o transporte público é gratuito aos domingos e feriados e, segundo a Prefeitura, no dia da eleição o cenário não será diferente – a gratuidade está garantida.

Questionada sobre a medida, Mauá informou que assinará, nos próximos dias, decreto que também garantirá transporte coletivo municipal gratuito no segundo turno das eleições.

Para cientistas políticos da região, a gratuidade é essencial para que, principalmente, famílias de baixa renda consigam participar do processo eleitoral. Dados apurados pelo RD mostram que: no primeiro turno, o ABC contabilizou abstenção de 19,9% da população apta para votar e um dos principais motivos se dá em razão da dificuldade de acesso para participar do processo eleitoral. “Todo mundo acaba tendo algum gasto para ir votar. Pode ser irrelevante para algumas pessoas com renda um pouco melhor, mas o custo de deslocamento pesa para as famílias de baixa renda”, analisa Diego Sanches Corrêa, professor de ciência política da UFABC (Universidade Federal do ABC).


Municípios avaliam gratuidade

A maior abstenção registrada no primeiro turno das Eleições 2022 no ABC foi registrada em Santo André, que contabilizou 21,25% de abstenções contra 20,85% no primeiro turno das Eleições 2018. Na sequência está Ribeirão Pires com abstenção de 21,16%; Rio Grande da Serra com 20,90%; Diadema (20,23%); São Bernardo (19,85%); Mauá (19,80%) e São Caetano (16,54%).

Apesar do alto índice de abstenções nos processos, São Caetano informou em nota que ainda analisa a possibilidade de gratuidade do transporte público municipal e, até o momento, “não há decisão sobre o assunto”. No primeiro turno já não houve serviço gratuito, assim como Santo André, que informou que “a questão está em análise” e também não forneceu transporte na primeira data das eleições.

Já Rio Grande da Serra não respondeu até o fechamento da reportagem.


https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3170392/santo-andre-e-sao-caetano-avaliam-gratuidade-de-onibus-para-o-2o-turno/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP

Seção: Cidades