Clipclap

Aguarde ...

 Site Repórter Diário - Santo André/SP

Publicado em 07/10/2022 - 18:33 / Clipado em 07/10/2022 - 18:33

Concurso literário nacional premia alunas do ABC



Beatriz Gomes


O Prêmio Espantaxim 2020/21, organizado pela autora e escritora Dulce Auriemo, premia 23 alunos do ABC e, entre eles, estão Maria Júlia Silva Pinheiro, aluna do Colégio Pen Life e premiada na categoria mensagem e Júlia Castilho Depizol, aluna do Colégio Petrópolis e premiada na categoria Poesia. Em entrevista ao RDtv, na última quarta-feira (05), as ganhadoras expressaram o amor pela escrita, pela leitura e por novos desafios.

Júlia explica que a proposta do concurso foi levada para a aula por meio da professora Celeste Castro e, para a estudante, foi uma oportunidade de se desafiar. “Sempre gostei de tentar coisas novas e nunca tinha parado para escrever uma poesia. Na época do concurso estava lendo um livro de poesia e me inspirei nele para escrever o poema que foi premiado”, expõe.

Amante da leitura, Maria Júlia também se interessou pelo concurso através da professora Celeste, que trouxe diversas reflexões e discussões para a sala de aula. “Por ser uma grande leitora, consegui colocar a leitura em prática e aplicar em uma mensagem, além de mostrar para outras crianças e adolescentes a importância da escrita e da leitura”, diz a estudante.

Celeste acrescenta que tentou manter a ideia de cada aluno com o intuito de explorar o processo criativo dos autores. “Auxiliei apenas na parte de gramática e de pontuação. Na questão da criatividade, aqueles que gostam de ler saem na frente, e foi exatamente isto que beneficiou as minhas duas alunas Júlia e Maria Júlia. É muito gratificante ver elas sendo premiadas, justamente por esta busca por um novo desafio”, afirma a professora.

A sexta edição do Concurso, que tem como objetivo despertar o interesse de crianças e adolescentes pela leitura e escrita, foi lançada em 2020. Por conta das restrições impostas pela pandemia à rotina das escolas, o prazo para envio de textos à organização do Prêmio foi estendido até 2021.

O Concurso é direcionado a crianças e adolescentes de 7 a 13 anos, estudantes de escolas públicas e privadas de todo o País. Os “pequenos escritores” que participam do Prêmio desenvolvem seus trabalhos (enviados nos formatos de redação, poesia ou mensagem) a partir do tema proposto a cada edição. A de 2020/21 teve como tema: “As Quatro Estações – Primavera, Verão, Outono e Inverno.

Cada estação do ano tem seus encantos e particularidades e esses fenômenos da natureza afetam o sentimento das pessoas”. Dulce Auriemo, escritora e autora do Concurso Nacional Literário Infantil – Prêmio Espantaxim, explica que o tema foi escolhido para que os jovens possam desenvolver a ideia e colocar em palavras. “Nosso plano era voltar o olhar das crianças para a magia que é a troca de estações e, com isso, tirá-los um pouco do mundo dentro das telas para que eles vejam a natureza como inspiração”, finaliza Dulce.

Ao todo, a sexta edição do Prêmio Espantaxim teve 3.300 participações de crianças e adolescentes, representando 76 escolas, 42 cidades e 15 Estados brasileiros. Desse total, são 246 premiados nas categorias redação, mensagem e poesia, entre eles 23 no ABC. Os textos das crianças premiadas serão reunidos na VI Antologia – livro especial, ilustrado, onde são publicados os textos originais, com a letra dos pequenos escritores, e também as versões digitadas, após revisão.


https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3165445/concurso-literario-nacional-premia-alunas-do-abc/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP

Seção: Educação