
Publicado em 05/10/2022 - 07:28 / Clipado em 05/10/2022 - 07:28
Região tem cursos de capacitação gratuitos que vão de costura a gastronomia
Gabriel Negri
Cinco das sete cidades da região estão com inscrições abertas para cursos de capacitação gratuitos. É possível encontrar modalidades que vão desde costura até gastronomia e/ou informática. Confira a disponibilidade e grade de cursos em cada município:
São Bernardo
Quem procura por cursos na área de gastronomia, tecnologia, beleza ou administração, pode buscar a Prefeitura de São Bernardo e se inscrever em um curso. Além destas opções, a Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferta cursos de marketing a finanças e recrutamento pessoal.
Atualmente, são ofertadas 180 vagas de cursos focados na temática do empreendedorismo. As aulas serão ministradas na Sala do Empreendedor de São Bernardo (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro, andar térreo da Prefeitura), com inscrições disponíveis no link.
Santo André
Através da Escola de Ouro Andreense, a Prefeitura de Santo André disponibiliza cursos de artesanato, maquiagem, construção civil, costura, cultura, desenvolvimento pessoal, empreendedorismo, gastronomia e informática. Todas as formações são gratuitas e as inscrições são feitas pelo próprio site. É possível conferir a disponibilidade e o local onde as aulas são ministradas ao clicar na opção de interesse. Todas as formações são gratuitas e as inscrições são feitas pelo site.
São Caetano
Atualmente, o Fundo Social de São Caetano (rua Antonio Bento, 140 – Bairro Santa Paula) disponibiliza cursos de profissionalização nas áreas de artesanato, estética e gastronomia, com objetivo de qualificar os munícipes e mantê-los atualizados para o mercado de trabalho. Para se inscrever, é necessário ter 18 anos e entrar em contato via e-mail: fundosocial@saocaetanodosul.sp.gov.br. Telefone: (11) 4228-8930. Horário de atendimento: 8h às 17h, de segunda a sexta.
A cidade também oferece cursos de capacitação pela Sedeti (Secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação). Mais informações pode ser encontradas no site.
Diadema
Em Diadema, o Sebrae disponibiliza capacitações voltadas ao microempreendedor. São oferecidos mais de 85 cursos disponíveis tanto no Portal do Sebrae, quanto presencialmente nas instituições parceiras. Todos os temas são voltados a gestão do próprio negócio. Neste ano, foram oferecidas 1.500 vagas. É necessário ter até 18 anos para poder participar das aulas. Informações: site.
Além disso, a Fundação Florestan Fernandes, mantida pela Prefeitura, oferece oficinas e cursos profissionalizantes gratuitos. As aulas são oferecidas de forma híbrida, com atividades presenciais e virtuais. Neste ano, foram oferecidas em torno de 5 mil vagas nos cursos e 1 mil nas oficinas. As inscrições para o último ciclo de cursos do ano ocorreram em setembro. Para o primeiro ciclo do próximo ano, não há data prevista. Informações: site.
Ribeirão Pires
Ribeirão Pires oferece cursos nas áreas de Cuidador de Idosos, Pintura Residencial, Pequenos Reparos, Bolos e Pães, Sabonetes e Shampoos, Maquiagem, Empreendedorismo, Torno CNC, Costura, Redes Sociais para Comerciantes, Fabricação de Cupcakes e Bolos Caseiros, Fabricação de Pães e Salgados Fitness, Técnicas de Costura, entre outros. Neste momento, estão em andamento os cursos de Maquiagem e Cuidador de Idosos. Todas as vagas já estão preenchidas.
Até o fechamento da reportagem, Mauá e Rio Grande da Serra não responderam.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP
Seção: Trabalho