
Publicado em 04/10/2022 - 08:00 / Clipado em 04/10/2022 - 08:00
Insegurança no entorno da UFABC volta a amedrontar alunos de S.André
Gabriel Negri
Os recorrentes assaltos na região da UFABC (Universidade Federal do ABC), no bairro Bangú, em Santo André, continuam a assustar os estudantes que precisam acessar a unidade. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP) revelam que, somente este ano, foram, em média, 906 ocorrências de assalto, o que mostra a insegurança na região.
Giovana Santos, estudante do curso de Ciência e Tecnologia diz ter medo de circular pela região. “Nos horários que não são de entrada e saída da universidade, as ruas do entorno ficam pouco movimentadas, e como estudo à noite, sempre espero alguém sair junto pra ir embora”, diz. A estudante reclama, ainda, da pouca iluminação na região.
Outra aluna da instituição, Beatriz Alcaras, do curso de Ciências e Humanidades, conta que o policiamento efetivo na região não é frequente. “As únicas vezes que vi viaturas ali foram nos dias de festas na faculdade, e pelo que deu a entender, só estavam lá porque estávamos dando a festa”, diz. A estudante lembra, ainda, do caso que um homem invadiu o campus e roubou o celular de uma aluna que estava em direção à aula.
Ao ser questionada, a UFABC alegou que o serviço de segurança prestado à faculdade é fornecido por uma empresa terceirizada. Ainda de acordo com a instituição, estes serviços limitam-se às dependências e acessos internos da Universidade e as equipes não realizam patrulhamento externo.
“A Universidade informa que dispõe de um número de emergência para receber alertas de ocorrências dentro da instituição e em áreas limítrofes. O ramal 7007 (com o prefixo 3356 para ligações externas) recebe chamadas em regime 24 horas, para casos que vão desde pessoas com mal-estar até qualquer episódio de acidente ou incêndio”. Sobre a iluminação do entorno, a UFABC diz que “é a disponível pelo serviço público municipal nos logradouros e no entorno do campus”.
A região da faculdade fica sob à jurisdição do 2° Distrito Policial de Santo André. A PM (Polícia Miliar) foi questionada em relação a segurança e patrulhamento no local, mas até o fechamento da reportagem não houve retorno.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP
Seção: Polícia