
Publicado em 04/10/2022 - 08:40 / Clipado em 04/10/2022 - 08:40
Falta de tolerância para estacionar gera queixas em São Caetano
Victória Castilho
O sistema de estacionamento rotativo pago (Zona Azul) de São Caetano foi implantado para que o pagamento da tarifa pudesse ser realizado de forma digital, após a extinção de talões impressos, em 2021. Acontece que após a implementação do aplicativo Fácil Estacionar, alguns motoristas relatam que não há mais tolerância entre estacionar o veículo e realizar a compra do ticket.
No último dia 12, o munícipe Rubens Alves, de 62 anos, estacionou seu carro na rua Taipas, no bairro Santa Maria, para ir ao banco. Dentro do carro, o morador entrou no aplicativo para realizar a compra do ticket e, enquanto isso, um agente já estava na rua conferindo os veículos.
“Ele me viu dentro do carro, mexendo no celular para comprar o ticket e ainda sim deixou uma notificação no meu carro, por uma questão de um minuto que demorei para efetuar a compra”, conta. Sem o tempo de tolerância, o morador questionou o agente. “Ele disse que eu coloquei o carro primeiro e depois comprei o ticket. Mas como vou colocar o ticket dirigindo?”, questiona.
Para regularizar a situação, o munícipe precisou pagar uma tarifa de R$20 referente a multa, e foi avisado que teria reembolso em até 5 dias úteis, mas até hoje (3 de outubro), não foi ressarcido. “Não me preocupo com o reembolso e sim com outros idosos que precisam estacionar e não sabem mexer no celular. Temos que esperar um agente para parar o carro?”, questiona Rubens.
É a primeira vez que o motorista é autuado por um agente na Zona Azul. Para ele, a tolerância deve ser respeitada para que todos consigam efetuar o pagamento do ticket pelo aplicativo.
Questionada, a Assistpark, responsável pelo sistema de estacionamento rotativo, informa que o período de tolerância, que não estava previsto no Termo de Edital, nem no Decreto 10853 que regulamentam a atividade da zona azul em São Caetano do Sul, passou a ser uma concessão oficializada no Decreto 11.739 de 16/12/2021.
Entretanto em 08/07/2022 a Prefeitura de SCS publicou no Diário Oficial Eletrônico de SCS o Decreto 11.812 suspendendo os efeitos do Decreto 11.739 que deliberava sobre a concessão de tolerância, que agora está suspensa por prazo indeterminado.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP
Seção: Cidades