Clipclap

Aguarde ...

 Site Repórter Diário - Santo André/SP

Publicado em 28/09/2022 - 17:42 / Clipado em 28/09/2022 - 17:42

Cidades restringem vacinação para crianças com comorbidades



Giulia Frazão


Enquanto o Governo de São Paulo vai ampliar a partir desta sexta-feira (30) a vacinação de Covid-19 para todas as crianças de 3 e 4 anos de idade, no ABC, somente São Bernardo e São Caetano vão vacinar todas as crianças. Nos demais municípios, a imunização segue restrita para os pequenos com comorbidades desta faixa etária.

A ampliação da vacinação no Estado se deu em razão de uma doação de 2 milhões de doses de Coronavac por parte do Instituto Butantan e, de acordo com as prefeituras, o repasse de doses ainda é aguardado para que a campanha de vacinação seja ampliada a todas as crianças desta faixa-etária nos sete municípios.


Vacinação

São Bernardo já faz aplicação das doses neste público desde o começo de setembro. No município, há 21.324 crianças de três a quatro anos, do qual 1.696 já receberam o imunizante, o que representa 7,95% do público-alvo vacinado. A vacina está disponível nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as salas de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira.

Já São Caetano possui 2.892 moradores com três e quatro anos, das quais já foram vacinadas 23,2% de crianças com 3 anos que receberam a primeira dose e 2,4% a segunda. Além disso, 31,3% crianças de 4 anos receberam a primeira dose e 6,5% a segunda. Quem precisa se imunizar, deve realizar agendamento prévio pelo site portais.saocaetanodosul.sp.gov.br/sesaud-agendamentos e comparecer à USCA (Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente).


Crianças com comorbidade

Enquanto isso, Diadema só vacina crianças desta faixa etária se houver alguma comorbidade comprovada. A cidade possui cerca de 12.134 moradores com três e quatro anos elegíveis para vacinação. Os residentes podem verificar os locais que aplicam a vacina pelo endereço eletrônico diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.

Mauá também restringe a aplicação do imunizante para este público com comorbidades, deficiência e TEA (Transtorno do Espectro Autista). A vacinação é realizada de segunda a sexta, das 9h às 16h, nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

Ribeirão Pires é outra cidade que só vacina crianças de três a quatro anos se tiverem alguma comorbidade. Em nota, a cidade informa que não há estimativa das crianças com comorbidades nesta faixa-etária, mas que público total sem comorbidades é de 2.994. Interessados em receber a vacina, devem se dirigir às 10 Unidades de Saúde do município, das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Santo André e Rio Grande da Serra não responderam a tempo do fechamento da reportagem.


https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3160893/cidades-restringem-vacinacao-para-criancas-com-comorbidades/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP

Seção: Saúde