Clipclap

Aguarde ...

 Site ABC Agora

Publicado em 14/09/2022 - 14:19 / Clipado em 14/09/2022 - 14:19

São Caetano terá Feira de Cultura Indígena no fim de semana



A entrada é livre para toda a família. Pede-se a contribuição de alimentos não perecíveis, que serão entregues às comunidades participantes


By ABC AGORA


São Caetano terá Feira de Cultura Indígena no fim de semana (2)
Feira de Cultura Indígena no parque Chico Mendes (2018). Fotos: Ricardo Quiles


O primeiro e maior evento do país com foco na promoção da cultura dos povos ancestrais no meio urbano está de volta. A XII Feira de Cultura Indígena de São Caetano do Sul será nesta sexta-feira (16/9, das 18h às 22h, na Estação Cultura), sábado e domingo (17 e 18/9, das 9h às 18h, no Espaço Verde Chico Mendes). 

São esperados cerca de 100 indígenas de mais de 20 povos de diversos estados brasileiros e do exterior, entre os quais Pankararu, Guarani Mbyá, Jeripankó, Fulni-ô, Pataxó, Pankararé, Waurá, Payayá, Tupinambá, Kariri, Kariri Xocó, Tikuna, Muiramomi, Anajá, Kamakã Mongoió, Boe Bororo, Tabajara, Tupi-Guarani, Borum Krekmun, Kutanapu, Tingui Botó, Quechua Otavaleños (Peru) e Mapuche (Chile).

A entrada é livre para toda a família. Pede-se a contribuição de alimentos não perecíveis, que serão entregues às comunidades participantes. Além da presença de indígenas na Estação Cultura –  Rua Serafim Constantino, s/n° (piso superior do terminal rodoviário), no Centro, e no Espaço Verde Chico Mendes – Av. Fernando Simonsen, 566, bairro Cerâmica – o atual formato do evento conta com visitas de indígenas a escolas da cidade.

A Feira de Cultura Indígena é idealizada e realizada pelo Programa Índios na Cidade, da ONG Opção Brasil e, atualmente, pela RENIU (Rede Nacional de Articulação dos Indígenas em Contextos Urbanos e Migrantes) e pelo Instituto Social Cultural Brasil, por meio do Coletivo Índios na Cidade. O apoio é da Prefeitura de São Caetano do Sul, pela Secretaria de Cultura. 


São Caetano terá Feira de Cultura Indígena no fim de semana (2)
Feira de Cultura Indígena no parque Chico Mendes (2018). Fotos: Ricardo Quiles


Cultura indígena na cidade

Oferecendo uma programação diversificada, com a atenção voltada à disseminação do conhecimento acerca dos povos originais, a ação já passou por Campinas, Vale do Paraíba (Jacareí, Santa Branca e São José dos Campos), Araraquara, São Paulo, São Bernardo do Campo e Santo André, sempre com sucesso de público. 

“Essa expansão provoca o diálogo sobre a cultura indígena na cidade, a vivência, porque essa temática ainda é distante das pessoas. As pessoas não consomem cultura indígena. E consumir não é só comprar um produto, mas assistir a um filme sobre a questão indígena, provar da culinária tradicional, por exemplo”, comenta o coordenador do programa Índios na Cidade, Marcos Júlio Aguiar.

“São Caetano do Sul é a primeira cidade a colocar a cultura indígena em seu Plano Municipal de Cultura, desde a primeira versão, sem aldeias em seu território. Ou seja, há pelo menos 10 anos já vem trabalhando o diálogo sobre cultura indígena no meio urbano”, acrescenta Marcos.

A primeira edição da Feira de Cultura Indígena aconteceu em 2014, em São Caetano, sede do trabalho com os povos originais que vivem no contexto urbano. O objetivo é tirar da invisibilidade a realidade do migrante fora das aldeias, além de colocar em discussão a cultura indígena na cidade. 

Outras informações podem ser obtidas por e-mail: reniu.indcid@gmail.com ou whatsapp: (11) 9 97439-1011.


São Caetano terá Feira de Cultura Indígena no fim de semana (2)
Feira de Cultura Indígena no parque Chico Mendes (2018). Fotos: Ricardo Quiles


PROGRAMAÇÃO

Estação Cultura – Rua Serafim Constantino, s/n (piso superior do terminal rodoviário) Centro 

16/9, sexta-feira 

18h às 22h – venda de produtos e de alimentos típicos da culinária indígena 

19h às 21h – Diálogos e vivências. Entre os temas abordados, a Declaração Universal dos Direitos Indígenas da ONU, a lei 11.645/2008 (que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio) e o Dia Internacional das Mulheres Indígenas (celebrado em 5 de setembro)

Professores poderão se inscrever por intermédio do Cecape – Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação “Dra. Zilda Arns” para certificação


Espaço Verde Chico Mendes – Av. Fernando Simonsen, 566, bairro Cerâmica 

17/9, sábado 

9h às 18h – exposição e venda de produtos (culinária, literatura, ervas medicinais, artesanato, entre outros)

10h – Ritual de canto e dança de abertura 

11h – Roda de conversa sobre dialetos indígenas (no quiosque, com Luciana, Kaji, Oneiro)

13h30h – Canto e dança

14h – Literatura indígena (com Auritha)

15h – Mulheres indígenas do ABC Paulista e Marco Temporal (Valdemir, Sílvia, Nívia)

17h30 – Canto e dança de encerramento do dia


18/9, domingo

9h às 18h – exposição e venda de produtos (culinária, literatura, ervas medicinais, artesanato, entre outros)

10h – Ritual de canto e dança de abertura 

11h – Roda de conversa sobre pinturas indígenas (com Kaji e Luciana)

13h30h – Canto e dança

14h – Diálogos sobre os 15 anos da Declaração Universal dos Direitos Indígenas da ONU (Marcos, Ava, Nívia)

15h – Fábulas Indígenas, com Tricotando Palavras: de maneira lúdica e divertida serão apresentadas histórias envolvendo bichos da floresta tratando de temas como respeito, coragem, ensinamentos e valores indígenas

16h30 – Ervas e medicina tradicional indígena (com Sassá)

17h30 – Canto e dança de encerramento

Acompanhe a agenda cultural de São Caetano do Sul pelo site: cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br e Instagram @culturasaocaetano.

Agradecimento: Marcos Aguiar, coordenador do programa Índios na Cidade 


Fonte: Secult PMSCS | Eliane Parmezani/Secult


https://www.abcagora.com.br/sao-caetano-tera-feira-de-cultura-indigena-no-fim-de-semana/

Veículo: Online -> Site -> Site ABC Agora

Seção: São Caetano