
Publicado em 13/09/2022 - 08:32 / Clipado em 13/09/2022 - 08:32
Vacinação contra a Poliomielite alcança 45,5 mil crianças no ABC
Gabriel Negri
O Ministério da Saúde anunciou na terça-feira (6/9) que a campanha de vacinação contra a Poliomielite se estenderá até o dia 30 de setembro. Com isso, o RD questionou as prefeituras da região, afim de saber o índice de imunização sobre público alvo entre 1 – 5 anos. No total, cerca de 45,5 mil crianças foram imunizadas contra a doença.
Santo André informa que há um público estimado em 32.058 crianças pertencentes ao público-alvo da campanha de poliomielite. Até a última quinta-feira (8), 35% (11,220) do público havia recebido a vacina.
Em São Bernardo, até o momento foram aplicadas 15.010 doses contra a poliomielite. O percentual de cobertura em crianças de até 5 anos está em 36,5%. Em São Caetano, foram vacinadas 2.583 crianças, um total de 44,2% do público alvo.
Já Diadema, afirma que 5.553 crianças receberam doses do imunizante. Enquanto isso, Ribeirão Pires aplicou 1.576 vacinas ao público de um a quatro anos de idade. Mauá afirmou apenas que a imunização contra a poliomielite chegou a 33% do público-alvo.
Até o fechamento dessa matéria, a Prefeitura de Rio Grande da Serra não retornou a demanda.
Especialista
A pólio é causada por um vírus que vive no intestino, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Na década de 90, foi considerada oficialmente erradicada do país.
Ao RD, a Dra. Elaine Matsuda, médica infectologista de Santo André, explica porque a vacinação é importante para manter a doença erradicada. “É uma doença grave e letal, que as pessoas hoje em dia já não sabem mais o que é, e como o vírus já não circula há muito tempo, ninguém tem defesa, e por conta disso, a introdução da pólio pode vir a qualquer momento”.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP
Seção: Saúde