
Publicado em 06/09/2022 - 07:26 / Clipado em 06/09/2022 - 07:26
Fome, Saúde e Democracia serão temas do Grito dos Excluídos 2022
Beatriz Gomes
Desde 1995, o Grito dos Excluídos acontece no dia que é celebrada a Independência do Brasil (7 de setembro). Neste ano, o lema será “Independência para quem?” e terá entre as principais pautas: a fome, saúde, desemprego e a democracia no Brasil, conforme adianta o assessor da Comissão Justiça e Paz Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Frei Marcelo Toyansk.
Em entrevista ao RDtv, Toyansk explica que o desmonte das políticas públicas está diretamente relacionado aos ataques a democracia brasileira e o que se pensa no Brasil referente a alguns temas – a exemplo da exportação -, pode prejudicar a própria população. “O Brasil Colônia foi formado para atender interesses externos e, mesmo com a independência, continuou na mesma maneira. São mais de 500 anos do descobrimento do País e ainda vemos traços da colonização que não são discutidos”, diz.
Após convite do Padre Ryan, a bióloga e coordenadora do Projeto IPH (Índice de Poluentes Hídricos) da USCS (Universidade de São Caetano do Sul), Marta Angela Marcondes, também participará do Grito dos Excluídos. O convite, de acordo com Marta, vem de encontro com interesses da Universidade em abordar temas importantes, como o acesso à Saúde e suas implicações.
“A USCS, por meio da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva e da Liga Acadêmica de Análises Clinicas, participa do Grito este ano. Isso porque sabemos como a Saúde e o acesso à ela é algo difícil para uma série de pessoas no ABC e o quanto esse assunto ainda deve ser discutido de forma ampla”, reforça.
Toyansk acredita que para esta edição do Grito dos Excluídos são mais de 40 instituições do ABC já confirmadas. “Houve, neste ano, uma participação muito forte da Comissão de Justiça e Paz do ABC, que foi instituída recentemente e que possui a intenção de ter um diálogo, junto a sociedade, para termos justiça e paz”, diz. Além disso, o Frei diz que com o evento, existe a missão inter-religiosa em promover o campo democrático e os direitos humanos.
O ato será centralizado e começa às 9h30, na quarta-feira (07/09), na Praça da Igreja Matriz, em Santo André. Será realizada uma caminhada, com diversas paradas, em direção a Praça do Carmo. Além disso, às 8h30, também na Igreja Matriz será realizada uma missa.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: Cidades